Guiné-Bissau

Censura na rádio pública guineense provoca exoneração de responsáveis de informação

O novo Diretor-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN), Abdurahamane Turé, emitiu esta quinta-feira um despacho que exonerara o Diretor de Antena, Aliu Candé, e o Chefe de Redação, Bacar Camará.

Em causa está uma notícia relacionada com a conferência de imprensa do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, na qual, este, abordou a questão a questão sobre o acordo com os bancos comerciais que permitira o resgate ao setor financeiro.

Informações disponíveis indicam que o Diretor-geral, depois da notícia ter sido difundida no jornal alargado das 13 horas, terá ordenado ao repórter responsável da mesma rádio que suprimisse a informação do jornal. Uma postura que na opinião do Diretor de Antena e do Chefe de Redação, não fazia sentido, porque o conteúdo da mesma não fere a sensibilidade de qualquer auditor, para além de ser uma notícia de atualidade do dia.

Em consequência dos pontos de vista divergentes, o Diretor-geral da rádio pública guineense, decidiu exonerar os responsáveis de informação, nomeando para as respetivas funções Nilson Mendonça e Idiamir Carlos Banca.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo