O presidente da configuração da Guiné-Bissau da Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz disse, no final da sua missão, que está encorajado por aquilo que ouviu dos atores políticos guineenses.
Esta quinta-feira, 27 de Julho, à saída do encontro com o Presidente da República, Mauro Vieira disse que José Mário Vaz informou que já iniciou a segunda fase de negociações com os atores políticos, sob a mediação de um grupo de mulheres guineenses. Uma negociação que o diplomata brasileiro diz ser um novo impulso para se chegar a uma solução para a crise política guineense.
“Termino hoje, esta missão e volto encorajado pelas conversas que tive com diferentes atores políticos e a sociedade civil. Estou satisfeito ouvir do presidente da República que iniciou hoje, a sengunda fase de negociação com os atores políticos, sob a mediação de um grupo de mulheres guineenses” disse o diplomata brasileiro.
Mauro Vieira diz ter abordado com diferentes atores políticos, e a sociedade civil guineense, a atual situação política do país que lhe permitiu compreender o quadro completo da crise política guineense.
Mauro Vieira irá apresentar a 24 de Agosto, em Nova Yorque, o relatório sobre a situação política na Guiné-Bissau durante a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Tiago Seide