Franceses residentes na Guiné-Bissau e empresas francesas ofereceram a 8 de Maio, 3 milhões de francos CFA em produtos sanitários e alimentares para 18 hospitais e centros de saúde do país, no âmbito da luta contra o Covid 19.
Vários residentes franceses participaram nesta acção a título individual, assim como o grupo Eiffage, Brisa Sarl, Vinci Énergies, Bissau Games, CFAO Toyota, Bissau Equipamentos e os hotéis Ponta Anchaca, Bob Fishing Club e Acunda Lodge.
Os produtos vão ser distribuídos nas regiões de Bissau, Cacheu, Biombo e Bijagós, mais carenciados de recursos para lutar contra a pandemia. A doação consiste em 382 viseiras, 2.800 pares de luvas, 636 litros de lixivia, 1.100 mascaras (FFP2, FFP1 e cirúrgicas); 204 unidades de gel desinfectante, 60 barras de sabão; e 500 quilos de arroz.
A doação contou com o apoio logístico do Centro cultural Franco-Bissau-guineense e será entregue directamente aos 18 centros de saúde e hospitais pela ONG francesa EMI (Entraide Médicale Internationale).
A comunidade Francesa conta com 120 residentes na Guiné-Bissau, bem como 15 empresas e ONG actuando em vários sectores, tais como turismo, construção civil, automóvel, jogos. As empresas francesas na Guiné-Bissau empregam mais de 900 pessoas.