Coronéis na Guiné-Bissau com patente há 10 anos serão promovidos a Brigadeiros-Generais

GB MILITARES

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e o Governo decidiram a 24 de Junho na reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional que, todos os oficiais com patente de Coronel há dez anos serão promovidos a Brigadeiros-Generais. Não se sabe o número exacto de oficiais que correspondem a este critério, mas são algumas dezenas.

O Presidente da República e o Governo deliberaram ainda a criação de condições para que os militares possam cumprir os seus deveres. A iniciativa já foi alvo de vários críticos que consideram não existirem condições para a reforma nas forças armadas que “se pretende séria”.

Na reunião em que foi tomada a decisão das promoções, Umaro Sissoco Embaló, na qualidade de Comandante Supremo das Forças Armadas, surgiu envergando uniforme militar, apoiado na sua já clássica bengala e ladeado de ministros e oficiais militares.

O Presidente Sissoco considerou ser importante ter Forças Armadas à altura das suas responsabilidades.

O ministro da Defesa Nacional, Sandji Fati, que serviu de porta-voz na reunião, disse que uma das preocupações do executivo é dotar as Forças Armadas dos meios necessários e que lhes permita cumprir as suas missões.

A capacitação dos quadros militares é um dos pontos na agenda, mas a criação de condições, principalmente afectação do equipamento, vai constituir uma prioridade.

Sandji Fati, que recusou falar dos recentes incidentes que envolveram militares e forças de ordem, assegurou aos jornalistas que, durante o encontro analisaram o Conceito da Defesa Nacional, considerando “extremamente importante” para estabelecer e definir as missões prioritárias a médio e longo prazo.

Nessa análise, terão sido, como explicou o ministro, discutidas também questões sobre o Projecto de Lei de programação e assuntos ligados à saúde militar, entre outros.

“Brevemente o Ministério da Defesa colocará em uso testes de aparelhos e será capaz de analisar telemóveis e aplicativos das redes sociais, por exemplo, Whatsapp, de formas a garantir a segurança no país. Por outro lado, vamos trabalhar com o intuito de modernizar as forças armadas, dotando-as de meios, nomeadamente: o serviço de transmissões militares e a contra inteligência militar no sentido de cumprirem cabalmente as suas missões”, disse o ministro.

Sandji Fati, antigo militar, disse ainda que na reunião foi abordada a proposta de promoção de alguns oficiais de coronéis a brigadeiros-generais. Sustentou que as pessoas em causa estavam em funções há mais de dez anos com patentes de coronéis, por isso o Comandante Supremo das Forças Armadas aprovou as suas promoções para brigadeiros-generais.

Promoções ou jogos políticos

Entretanto a iniciativa de Umaro Sissoco está a ser alvo de algumas críticas. Uns destacam que promover a reunião do Conselho de Defesa poucos dias depois de regressar de uma viagem a alguns países árabes, “tem outro sentido”.

Mas a criticas concentraram-se por o Chefe de Estado ter optado pelo uniforme militar na reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, quando o país vive um clima tensão política. Para os críticos, Umaro Sissoco pretende intimidar os seus adversários políticos e aliciar os militares para permanecerem ao seu lado, uma vez que foram decisivos na sua chegada a Presidência.

Luís Perty, jurista, considerou inoportunas as acções de Umaro Sissoco Embaló e disse acreditar na existência de uma jogada política. Rui Landim, analista político destacou o que qualifica consumação de “golpe de Estado em curso no país”. “Quem é sério, não pode considerar que é sério o que acontece hoje neste país. Não existem condições. Como é que é possível termos duas partes em contenda, e uma consegue fazer tudo. Tem o poder, tem o controlo do país e faz tudo o que quer. Isso não é sério”, disse Rui Landim, que defendeu não existiam motivos para reunir o Conselho Superior da Defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

Festa do 36º Aniversário do Teatro da Garagem, no Teatro Taborda

FESTA DO 36º ANIVERSÁRIO DO TEATRO DA GARAGEM23 DE JANEIRO | QUI | 21:00-01:00 | ENTRADA LIVRELANÇAMENTO DE LIVRO COM…
Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

Professor e escritor Fábio Antônio Gabriel lança novo livro: “Mediação — Fundamentos e Práticas Educativas”

O professor, investigador e escritor Fábio Antônio Gabriel, com diversos livros publicados, entre ensaios e coletâneas, lançou recentemente “Mediação —…
Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

Guiné-Bissau: Ilídio Vieira Té reuniu com justiça portuguesa no Caso do Novo Banco

O Ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Vieira Té, terá reunido na segunda-feira 13 de Janeiro, em Portugal, com responsáveis…
Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

Moçambique: Ciclone Dikeledi deixa cinco mortos na província de Nampula

O ciclone Dikeledi que assolou no dia 13 de janeiro, causou mortes e destruição na província de Nampula, norte do…