Espanha “perdoa” cerca de 50% de dívida à Guiné-Bissau

A Espanha assinou, esta terça-feira 25 de Maio, com o Governo guineense, um acordo de perdão da dívida de cerca de cinco milhões de dólares, do total dos 12 milhões.

O documento foi assinado no âmbito de uma visita de dois dias da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Cristina Gallach, que prevê que o Governo da Guiné-Bissau passa a despender o montante restante a favor do Programa Alimentar Mundial (PAM) durante um período de oito anos, com benefício para o projecto das cantinas escolares.

Segundo o acordo, o perdão total da dívida vai depender do cumprimento dos desembolsos que as autoridades guineenses irão fazer a favor do PAM.

Entretanto, o Ministério das Finanças escreveu, em comunicado, que a Guiné-Bissau beneficiara de quatro empréstimos de Espanha, no quadro de apoio ao desenvolvimento, contudo, devido à falta de pagamento, a dívida remontou a cerca de 12 milhões de dólares americanos.

Durante a visita a Bissau, Cristina Gallach manteve encontros com o Presidente Umaro Sissoco Embaló, com quem abordou questões relativas à segurança no Sahel e Golfo da Guiné. Com o primeiro-ministro Nuno Nabiam, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros de Espanha focou-se em sectores chave para os interesses espanhóis, tais como a energia, turismo e o sector agro-alimentar.

O combate à migração clandestina e o contributo espanhol no fortalecimento das capacidades guineenses na vigilância marítima e terrestre, foram alguns dos temas debatidos por Cristina Gallach com o ministro do Interior Botche Candé.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Cristina Gallach aproveitou ainda para reunir com cooperantes e empresários espanhóis presentes na Guiné-Bissau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin