Cultura | Guiné-Bissau

Filipa César dá destaque aos Panu di Pinti(panos de pente) da Guiné Bissau na Gulbenkian

A autora Filipa César (1975), natural do Porto, a residir atualmente em Berlim tem apresentado o seu trabalho nacional e internacionalmente utilizando diversas linguagens artísticas. Os seus trabalhos já estiveram expostos em diversas bienais e museus tais como o Berlinale, Harvard Art Museums e Haus der Kulturen der Welt.

Neste momento, a artista e cineasta traz a Lisboa dois trabalhos diferentes — Crioulo Quântico, no Espaço Projeto da Fundação Calouste Gulbenkian e Op-Film: Uma Arqueologia da Óptica, com Louis Henderson, no Hangar, Centro de Investigação Artística— no sentido de mostrar ao público diferentes modos de encarar diversas realidades.

Crioulo Quântico, na Gulbenkian até ao próximo dia 2 de setembro, é um projeto que envolve múltiplas linguagens, desde a trama têxtil, os panu di pinti( panos de pente), passando pelo crioulo guineense e a sua riqueza linguística até ao nível computacional, onde é estabelecido um paralelismo entre os coloridos panos de pente e o código binário que está na origem do digital.

Na sinopse divulgada pela artista, estes três elementos transcendem as fronteiras já criadas, representam uma historia de resistência que desafia os limites; O crioulo guineense sobreviveu à língua do colonizador e os segredos da tecelagem dos panu di pinti aproximam-se mais de um código binário do que a própria escrita e é neste enredo que se apresenta a exposição Crioulo Quântico.

Um ecrã gigante exibe padrões digitais, gráficos e grandes planos de teares e tecelagem. Ao lado do ecrã, duas estruturas de madeira detém objetos da cultura guineense, deixando espaço para que o visitante possa admirar estes elementos culturais secretos e misteriosos.

Há ainda lugar para a relexão sobre a história do tráfico negreiro e os desafios que as culturas ancestrais enfrentam no mundo contemporâneo, mas, como ressalva a artista, as semelhanças entre o passado e o futuro são mais do que muitas.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo