Guiné-Bissau: 60 mil crianças estão sem professores desde início do ano lectivo

O Director dos Recursos Humanos do Ministério da Educação Nacional da Guiné-Bissau garantiu que o governo guineense pretende colocar 1500 professores para colmatar as vagas existentes neste ano lectivo 2022/2023.

Moises da Silva, que interveio em Bolama no acto de formatura dos professores recém-formados da Escola de formação Amílcar Cabral, reafirmou a determinação do governo guineense “nas reformas necessárias para melhorar o sistema educativo”, o que, para Moises da Silva, “passa necessariamente em ter professores formados e capacitados, através de comissão de estudos, formação contínua e uso de  TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação)”.

“Nestes últimos anos, tem-se verificado um aumento da falta de professores, provocado pela pandemia de Covid-19, devido o distanciamento social e aumento do número de crianças em idade escolar. Deste número, o Ensino Básico apresenta maior  [número] de falta de professores nos níveis do 1º ao 6º ano. Aliás, neste ano lectivo, os dados recolhidos, mostram que existem 1500 vagas existentes [a contratar] para 60 mil crianças que estão sem professores desde a abertura [do ano lectivo]”, disse Moisés  da Silva.

Perante os dados apresentados, o responsável dos Recursos Humanos do Ministério da Educação Nacional disse que “o Governo está a organizar e reconfirmar as necessidades reais” para que em Janeiro as vagas existentes sejam preenchidas.

“O Governo está  organizar e criar maiores condições para que os professores que serão colocados em 2023 não fiquem sem salário, que seja um ano sem greve e ano do diálogo constante com os parceiros “, disse.

O governo guineense ordenou ainda no princípio deste mês,  a retirada da base de dados de 568 professores afectos às escolas de regime de autogestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Estudo conclui que resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacte negativo no meio ambiente

Estudo conclui que resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacte negativo no meio ambiente

Um estudo do Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…
Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

O Governo angolano decidiu aprovar a criação do Fundo Nacional de Emprego em Angola (FUNEA), que já tem disponíveis 25…
Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

Cabo Verde: Governo quer alargar pensão social a idosos e deficientes

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, informou que o Governo cabo-verdiano quer…
Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

Moçambique: Cerca de sete mil famílias quase passam fome em Sofala

São cerca de sete mil as famílias que estão à beira da fome no distrito de Marromeu, localizado na província de Sofala. …