Guiné-Bissau: Assinado em Bissau acordo entre a facção sul do MFDC e Dakar

Foi assinado em Bissau, esta quinta-feira 04 de Agosto, um acordo de “deposição de armas” entre facção Sul do Movimento da Forças Democráticas da Casamansa (MFDC), liderado por César Atoute Badiate, e as autoridades senegalesas.

César Atoute Badiate representa a designada ala sul do MFDC que opera ao longo da fronteira entre a Casamansa e a Guiné-Bissau. Fragilizado por motivos de saúde e fazendo face a divisões interna na sua facção, César Atoute Badiate desde de há um ano, quando perdeu vários bastiões numa larga ofensiva das forças armadas senegalesas, que dava sinais de abertura para negociações.

O acordo de “deposição de armas” assinado em Bissau, não contou com a adesão da ala Norte do MFDC liderada por Salif Sadio, rival da ala sul de César Atoute Badiate.

Da parte dos independentistas da Casamansa, o acordo foi assinado por César Atout Badiate, e da parte senegalesa por Papa Farba Sarr, coordenador de comissão Ad-Hoc criada por Dakar para as conversações com os independentistas.

O acordo assinado em Bissau já foi criticado por elementos do MFDC em Ziguinchor na Casamansa que destacam a não adesão de Salif Sadio e referem que a delegação da ala do MFDC de César Atoute Badiate contou com a presença de antigos combatentes que abandonaram a luta há cinco anos, tais como Pape Sadio e Compasse Diatta.

Este acordo visará apertar o cerco militar à ala norte do MFDC de Salif Sadio, com uma coordenação de forças senegalesas, gambianas, Bissau-guineenses e da ala sul do MFDC de César Atout Badiate. Salif Sadio permanece determinado em prosseguir com a iniciativa mediada pela Comunidade de Sant’Egidio.

Foto: © Presidência da República / GB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 05 de agosto de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 05 de agosto de 2022

A “Carta de Moçambique” noticia que “Forças do Ruanda, de Moçambique e da SADC resgataram 600 civis das mãos dos…
Cabo Verde já tem plano de contingência para varíola dos macacos

Cabo Verde já tem plano de contingência para varíola dos macacos

O Diretor Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, informou que todos os hospitais e centros de saúde de Cabo Verde…
Moçambique deixa de pagar taxas alfandegárias à China

Moçambique deixa de pagar taxas alfandegárias à China

A China decidiu eliminar as taxas alfandegárias para 98% dos produtos importados. A este processo, que inclui Moçambique, juntam-se outros…
UE ajuda Ucrânia com mais oito mil milhões de euros

UE ajuda Ucrânia com mais oito mil milhões de euros

A União Europeia (UE) está a preparar um novo pacote de financiamento para a Ucrânia até setembro. Fontes do Governo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin