Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Bispo de Bissau renunciou ao cargo por motivos de saúde

Dom José Câmnate Na Bissign
Dom José Câmnate Na Bissign

Dom José Camnaté Na Bissign, bispo de Bissau, renunciou ao cargo alegando motivos de saúde. O pedido foi aceite pelo Papa Francisco e divulgado este sábado 11 de Julho pelo Vaticano. O prelado alega motivos de saúde, que dificultariam a Dom José Camnaté Na Bissign cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo.

Há vinte anos à frente da Diocese de Bissau, composta por 27 paróquias, Dom José Camnaté Na Bissign, com 67 anos, é o primeiro bispo católico nascido na Guiné-Bissau, e que passará doravante a bispo emérito.

A idade prevista para a resignação é de 75 anos, mas segundo o Direito Canónico os bispos diocesanos podem fazê-lo antecipadamente, se em causa estiver uma precária saúde ou outras razões plausíveis.

Ordenado bispo a 12 de fevereiro de 2000, tendo como lema da sua ordenação episcopal “bem-aventurados os construtores da paz porque serão chamados filhos de Deus”. D. José Camnaté Na Bissign foi nomeado pelo Papa João Paulo II sucessor de Dom Septimio Arturro ferazzeta na Diocese de Bissau.

Um bispo filho da terra

José Camnaté Na Bissign nasceu a 28 de Maio de 1953 em Mansoa, região de Oio, província norte da Guiné-Bissau.

Com 29 anos, foi ordenado sacerdote em Bissau a 31 de Dezembro de 1982. Após a morte de Settimio Ferrazzetta, foi nomeado como segundo bispo da Diocese de Bissau, em 15 de outubro de 1999.

A sua sagração episcopal ocorreu em 12 de Fevereiro de 2000, sendo consagrante principal Jean-Paul Aimé Gobel, Arcebispo Titular de Calatia, e co-consagrantes Paulino do Livramento Évora, bispo de Santiago de Cabo Verde, e Pierre Sagna, bispo de São Luís do Senegal.

Foi principal consagrante de Dom José Lampra Cá, seu bispo auxiliar, e principal co-consagrante de Carlos Pedro Zilli e Arlindo Gomes Furtado

Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Bissau enquanto se aguarda a nomeação de um novo bispo.

A Diocese de Bissau é agora considerada Sé Vacante ou sede Vacante (do latim Trono Vazio). De acordo com o Direito Canónico da Igreja Católica Apostólica Romana. Sé Vacante corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular está sem um bispo.

Agora bispo emérito, Dom José Câmnate Na Bissign esteve sempre envolvido no diálogo entre os diferentes grupos políticos e religiosos da Guiné-Bissau. Foi um dos principais defensores da Comissão Justiça e Paz e do Conselho para o diálogo ecuménico, inter-religioso e para a promoção da dignidade humana.

Até 11 de Julho foi vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (2016) e Presidente da Conferência Episcopal de Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau desde 2017.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo