Guiné-Bissau: Câmara de Comércio preocupada com stock de castanha de caju de 2022

GB castanha de caju

O Presidente de Câmara do Comércio, Agricultura, Indústria e Serviços da Guiné-Bissau (CCIAS), Mamasamba Embalo, está preocupado com a castanha de caju que “ainda se encontra em Bissau por exportar”.

Mamasamba Embalo interveio esta terça-feira (21.03) à margem de uma audiência com o chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo, a quem transmitiu a sua preocupação quanto ao stock de castanha de caju de 2022 permanecem nos armazéns na véspera de uma nova campanha de comercialização de castanha de caju.

“Estamos preocupados face ao stock de castanha de caju de 2022, que se encontra nos armazéns do país. Apesar das diligências de Câmara do Comércio junto do governo, ainda ficou estocado castanha de caju”, informou Mamasamba Embalo, que defendeu ainda “urgência para pôr em quarentena [armazenando] todas as castanhas”, permitido assim “a abertura de novo da campanha de comercialização de castanha de caju” em boas perspectivas e com a melhor forma de resolver os problemas existentes.

Embalo abordou com o chefe de Estado a questão ligada as novas parcerias de financiamentos internacionais, que requerem os bons ofícios de Sissoco Embalo junto dos bancos e governo.

“Sensibilizamo-lo [o Presidente da República] sobre a importância de alguns projectos que já temos definidos com parceiros internacionais para efeito de financiamentos. Então, pedimos bons ofícios de Presidente junto das entidades bancárias e governamentais no sentido de facilitar transacções mais rápido possível para o financiamento desses grandes projectos”, esclareceu.

O governo guineense não fixou ainda o preço base para a comercialização de castanha de caju para o presente ano económico.

Mamandin Indjai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Troca de dívida de Cabo Verde a Portugal destaca água e energia

Troca de dívida de Cabo Verde a Portugal destaca água e energia

O Fundo Climático Ambiental (FCA), que agiliza a troca de dívida de Cabo Verde a Portugal, vai incidir nas áreas…
China realça "importância estratégica" da cooperação militar com Moçambique

China realça "importância estratégica" da cooperação militar com Moçambique

O ministro da Defesa da China, Dong Jun, afirmou recentemente que o aprofundamento da cooperação militar com Moçambique é de…
Angola regista crescimento de 4,6% na economia

Angola regista crescimento de 4,6% na economia

Os mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola indicam que a economia do país teve um crescimento…
Cabo Verde regista aumento do PIB em 10,2% no início de 2024

Cabo Verde regista aumento do PIB em 10,2% no início de 2024

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde partilhou nesta semana que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou…