Guiné-Bissau: Candidatos e apoiantes apreensivos enquanto esperam pelos resultados provisórios

DSP Sissoco

Os resultados provisórios das eleições presidenciais de este domingo, 29 de Dezembro, só serão conhecidos na quarta-feira, 1 de Janeiro. Até lá, o momento é de suspense e de muita apreensão entre os dois candidatos e os seus apoiantes. Os dados detectados nas actas de apuramento encorajam cada uma das partes, mas agravam a apreensão de certos.

A cidade de Bissau acordou com muita ansiedade. Na administração pública, nos estabelecimentos privados, nos locais de encontro ao pequeno-almoço, transportes públicos e nos mercados, o tema dominante são as eleições e os resultados. Mas sobretudo a probabilidade de cada uma das partes.

O que é notável é que, apesar de muita ansiedade em cada uma das partes, insiste em certas informações que alguns apoiantes nem querem ouvir. Basta admitir a possibilidade de uma candidatura ganhar, é logo motivo para revolta dos apoiantes contrários. Cada um tem o seu fundamento para não aceitar a escolha de um ou outro. Mas a verdade é que cada um faz as suas contas.

Irrefutável é o crescimento de Umaro Sissoco Embaló em quase todos os círculos eleitorais, consequência das alianças com Nuno Nabian, terceiro classificado na primeira volta, José Mário Vaz, quarto classificado e Carlos Gomes Jr. quinto classificado.

Não houve transferência automática dos resultados, é verdade que, no caso do candidato Umaro Sissoco Embaló verificaram-se progressos assinaláveis em diferentes zonas, a começar pela cidade de Bissau. Depois mantém o seu domínio nas duas regiões de leste (Bafatá e Gabú) e fala-se no progresso nas regiões de Oio e Cacheu.

O momento é de muita especulação e muita campanha eleitoral. Até parece que a campanha ainda não terminou. Domingos Simões Pereira mantém o domínio em Bissau, Biombo, Bolama e na Diáspora. Há um equilíbrio total nas regiões de Tombali e Quínará. As duas regiões destacam-se pelo reduzido número de eleitores e a diferença entre os dois candidatos não será significativa.

Nas redes sociais, há uma guerra de emoções. Cada uma das partes fornece os seus dados. E são voláteis e mutantes. Basta saber que num determinado momento, uma pessoa que dá determinados dados, avança com outros de um momento para outro.

Tudo está em aberto e ambos candidatos têm possibilidade de vencer as eleições. Pelo menos são estas as indicações que as candidaturas deixam e é o que a sociedade admite. A ansiedade está em constante briga com as preferências, mas a realidade e a verdade deverão dar solução assim que, dentro de 48 horas, Pedro Sambú, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar os resultados provisórios oficiais.

Os apoiantes de Umaro Sissoco Embaló, motivados pela recuperação que obtiveram em várias localidades, mostram-se confiantes e na noite de 29 (dia das eleições) e ouviram-se alguns buzinões de festejo, em sinal de vitória. Os adeptos de Domingos Simões Pereira estavam mais contidos, argumentando a posição assumida com o respeito ao apelo feito pela Comissão Nacional de Eleições, que em conferência de imprensa exortou as estruturas e candidaturas para não fazerem algo que levasse oficiosa indicação de resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Deputados da SADC debatem lei modelo para fiscalização de prisões

Angola: Deputados da SADC debatem lei modelo para fiscalização de prisões

As Comissões Permanentes do Fórum Parlamentar da SADC recomendaram, esta quarta-feira, 23 de abril, a elaboração de uma Lei Modelo…
Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal celebra 51 Anos do 25 de Abril com enfoque na Democracia e Participação Cívica

Portugal comemora esta quinta-feira, 25 de abril de 2025, o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com uma série de…
Angola e China assinam memorando no setor da agricultura

Angola e China assinam memorando no setor da agricultura

Angola e China decidiram assinar um memorando de entendimento no setor da agricultura. O documento vai permitir a construção, em…
OMS testa resposta global a nova pandemia com simulação internacional

OMS testa resposta global a nova pandemia com simulação internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) coordenou um exercício global de simulação para testar a preparação internacional face a uma…