Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Carlos Gomes Júnior promete anunciar até sábado se será candidato à Presidência

Carlos Gomes Júnior

O antigo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, promete que até sábado, 13 de Julho, irá esclarecer sobre a sua eventual candidatura as eleições presidenciais marcadas para 24 de Novembro.

Esta quarta-feira, 10 de Julho, num encontro com o Movimento que de apoio ao antigo primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior convidou os guineenses a esquecerem os erros do passado, pondo de lado o ódio, para encontrar uma solução para o país.

“Não hesitei em receber várias delegações que me têm procurado para arranjarmos em conjunto uma solução para o nosso país… e tem que haver uma solução. A solução é o povo que dá, é o povo que vota. Se o povo hoje estiver desiludido do que está a passar no nosso país é ele que deve dar respostas. Temos de esquecer todos os erros do passado” disse.

Carlos Gomes Júnior disse também ter esperança de que os guineenses são capazes de mudar o rumo do país, transformando a Guiné-Bissau numa Suíça da África “como sonhava Amílcar Cabral”, sublinhando que o país dispõe de quadros para que tal anseio se concretize.

Entretanto, esta semana, numa entrevista à RTP e agência Lusa, o chefe de Estado cessante, José Mário Vaz, disse que esse é o melhor momento de o Ministério Público averiguar o caso 12 milhões de dólares, porque “os protagonistas” do caso estão no país, inclusive o Primeiro-ministro de então, Carlos Gomes Júnior. Em reacção, Carlos Gomes Júnior manifestou disponibilidade para apresentar-se à justiça, assim que for chamado.

“Nós não nos pronunciamos sobre esse aspecto. Cada um é livre com a sua consciência para se pronunciar. O que quero pedir aos guineenses, é preciso pormos de lado o ódio, unirmos para desenvolver o país” disse, realçando que “eu sou homem de paz. Sempre acreditei na justiça guineense. Portanto, estou pronto”, insistiu Carlos Gomes Júnior.

Tiago Seide

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo