Guiné-Bissau Caso N’Batonha: Forças de ordem impedem vigília de ambientalistas

As Forças de ordem impediram esta quarta-feira (04.1) a vigília das Organizações da Sociedade civil contra a “destruição” do Parque N’Batonha. Local protegido onde vai ser construída uma mesquita, tal como confirmou o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

“Fomos impedidos por homens armados que estão a nos perseguir. Neste momento cada um está à procura de um esconderijo, há sim, um estado de terror”, disse na ocasião um dos activistas que pediu anonimato.

O chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, confirmou na terça-feira a construção de uma mesquita, escola e centro de saúde no actual parque de N’Batonha, em Bissau, e pediu a responsabilidade no tratamento das questões ligadas à religião.

“N’batonha não é uma questão do desígnio nacional. Não se pode fazer política com certas coisas, sobretudo, num lugar subutilizado onde só havia répteis. Haverá consequências para quem lá for fazer manifestação” avisou Sissoco Embalo.

Na mesma comunicação, no âmbito do tradicional balanço do ano, Embaló disse que “as pessoas podem fazer o teatro que quiserem. Será construída uma mesquita naquele espaço para as pessoas irem lá rezar”, e acrescentou que não vai permitir qualquer aproveitamento político com base no parque da Lagoa de N’Batonha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

Timor-Leste: Governo prolonga validade dos passaportes 

O Governo timorense aprovou nesta quarta-feira, 29 de março, o prolongamento extraordinário do prazo de validade dos passaportes eletrónicos. Os…
Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

Cabo Verde: Hotelaria já ultrapassou valores pré-pandemia

A hotelaria de Cabo Verde registou mais de 835 mil hóspedes em 2022. Este valor corresponde a um acréscimo acentuado de…
Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Moçambique procura experiência da Holanda em governação e eleições

Uma delegação composta por representantes dos três partidos com assento na Assembleia da República de Moçambique realizou esta semana uma…
Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

Ucrânia vai receber empréstimo de 14,3 mil milhões de euros do FMI

A direção executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou o empréstimo de 15,6 mil milhões de dólares (cerca de 14,3…