A Presidente do Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira revelou esta quinta-feira 29 de Novembro que durante o primeiro semestre do ano corrente cerca de 2 mil milhões de transações monetárias foram feitas por via telefónica no país.
O anuncio de Mussuba Canté aconteceu durante a conferência de imprensa, no âmbito da denomina “semana da inclusão financeira”, que decorre desde 26 de novembro a 1 de dezembro. Uma iniciativa da Direção Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental BECEAO).
Para Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, as operações efetuadas, no ponto de vista económico, são satisfatórias para os índices do método adotado no sistema.
Mesmo assim, os indicadores de pobreza monetária na Guiné-Bissau estão entre os níveis mais baixos dos países da África subsaariana.
Para corrigir a situação, Mussuba Canté defende a implementação de políticas orientadas para a população rural. “Mais de 70% da nossa população é pobre, pelo que a redução da pobreza passava pela promoção de políticas públicas e regionais, que promovem um crescimento económico e inclusivo bem como maior igualdade na repartição das riquezas criadas”, disse.
A “semana da inclusão financeira” termina com uma sessão de sensibilização de jovens sobre inclusão financeira e a Feira de inclusão financeira.
Sumba Nansil