Guiné-Bissau: Cipriano Cassamá na próxima Cimeira da CEDEAO em substituição do ex-Presidente José Mário Vaz

GB Cipriano Cassamá

Cipriano Cassamá, Presidente da Assembleia Nacional Popular, será convidado pela CEDEAO para representar a Guiné-Bissau na próxima Cimeira de Chefes de Estado da organização, a realizar em Abudja, Nigéria, no próximo fim de semana, soube a e-Global junto de fontes partidárias.

Considerando o vazio constitucional criado pela estratégia presidencial, Cipriano tem agora legitimidade para marcar presença na capital nigeriana na qualidade de Presidente da República interino, depois do mandato de José Mário Vaz ter expirado a 23 de Junho último.

O atual estatuto do Presidente da Assembleia Nacional Popular contribui para adensar o imbróglio político guineense, levando a uma situação de ilegal Presidência bicéfala e a um status quo em que o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, continuará a lutar, na ribalta e nos bastidores, pela sua perpetuação no poder. JOMAV tenta presentemente comprometer de forma clara os atores políticos internos com a sua estratégia e ao mesmo tempo enredar a comunidade regional num apoio à violação da Constituição guineense e relativamente aos prazos legais dos mandatos de titulares de órgãos políticos.

José Mário Vaz nomeou Aristides Gomes nos últimos dias do seu mandato, mas não aprovou a lista governamental apresentada pelo Primeiro-Ministro. De acordo com a Constituição Guineense, o Governo só pode ser empossado por um presidente da República em funções, situação que já não abrange a actual situação de José Mário Vaz.

Ainda que esta situação seja de facto um absurdo legal e político, JOMAV está uma vez mais ciente da incapacidade da comunidade internacional para adotar uma posição comum de força suscitável de por um fim ao desnorte político que se continua a viver na Guiné-Bissau.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Tropas Sul-africanas da SAMIM iniciam retirada em Cabo Delgado

Moçambique: Tropas Sul-africanas da SAMIM iniciam retirada em Cabo Delgado

As tropas sul-africanas que integram a Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (Southern African Development Community…
“Nunca me senti um radical”, defende José Dias Fernandes, deputado eleito pela emigração na Europa pelo Chega

“Nunca me senti um radical”, defende José Dias Fernandes, deputado eleito pela emigração na Europa pelo Chega

José Dias Fernandes, de 65 anos, é empresário e está a estrear-se na Assembleia da República de Portugal como deputado,…
Angola considerada "prioridade fundamental" do Governo português

Angola considerada "prioridade fundamental" do Governo português

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, declarou que Angola continua a ser uma “prioridade fundamental e…
Cabo Verde condena "veementemente" ataque do Irão a Israel

Cabo Verde condena "veementemente" ataque do Irão a Israel

O Governo cabo-verdiano condenou “veementemente” o ataque do Irão a Israel, ocorrido no passado sábado, 13 de abril. “O Governo…