Guiné-Bissau: Coligação volta a tremer, MADEM ameaça sair

GB Madem Braima Camara

A Juventude e Quadros do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15) vai anunciar este fim-de-semana a decisão desta formação política de abandonar, ou não, a coligação que suporta o Governo de Nuno Gomes Nabiam.

Em torno desta decisão estão as exonerações levadas a cabo na Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) pelo filho do ministro das Finanças, João Aladje Fadiá e a decisão do ministro de não nomear um militante do MADEM naquela Direcção-Geral.

A agravar ainda mais o ambiente, no Conselho de Ministros de 27 de Maio, o partido viu ser exonerado como Director-Geral da Imprensa Nacional, o Coordenador dos Quadros do MADEM-G15, Bamba Banjai. A situação aumentou o nível desagrado com a remodelação governamental ocorrida em Abril que justificou uma reunião a 27 de Maio de uma delegação dos Quadros no Gabinete do Coordenador do partido Braima Camará, em que a situação governativa foi tema principal em análise.

Depois de várias horas de discussão, Braima Camará foi pressionado a dar o aval à Juventude e aos Quadros do partido para organizarem uma Conferência de Imprensa em que será anunciada o possível abandono da coligação.

A e-Global soube junto de fontes do partido que, a decisão é para muitos militantes e dirigentes “irreversível”, tendo em conta que o partido tem sido fortemente prejudicado nesta coligação governativa. Porque, apesar de ser a força quem tem enfrentado o PAIGC no campo político, o MADEM considera-se como único prejudicado desde formação do Governo. Um dos exemplos com que Braima Camará foi confrontado no encontro desta quinta-feira 27 de Maio, foi o facto de na última remodelação governamental o partido perder pastas importantes.

“Mas não são apenas estes os motivos. O ministro das Fianças, Aladje Fadiá recusou nomear um dirigente do MADEM na DGCI. Isto é do conhecimento público. Nos últimos tempos, o seu filho exonerou quase todas as figuras ligadas ao MADEM na DGCI e nomeou gente estranha ao partido. Não podemos continuar nessa situação. Melhor é deixarmos a coligação”, disse um dirigente da JUADEM.

Para além da DGCI, existem também problemas com quadros do MADEM noutros Ministérios. Por exemplo, na Comunicação Social, Fernando Mendonça, um próximo a Carlos Gomes Jr., assumiu a função de Ministro numa pasta que pertencia o MADEM como Secretaria de Estado. Esta nomeação foi encarada como uma atitude de “desprezo” ao MADEM, sendo agravada agora com a exoneração do Coordenador dos Quatros do partido, Bamba Banjai que era Director-Geral de Imprensa Nacional (INACEP), desde que o actual Governo assumiu funções em Março de 2020.

“Temos ainda informações que o novo ministro do Turismo, Nando Vaz, está a ponderar a substituição dos Quadros do MADEM naquele pelouro. Tudo isso não pode acontecer no partido com mais peso na coligação. Preferível é sair, e podem acreditar que o Coordenador, Braima Camará concorda. O MADEM vai sair da coligação”, assegurou a nossa fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Maláui: Morreu o ex-vice-presidente do Parlamento, vítima de diabetes

Maláui: Morreu o ex-vice-presidente do Parlamento, vítima de diabetes

Faleceu neste domingo, aos 85 anos, o ex-vice-presidente do Parlamento do Maláui, Beston Majoni, vítima de complicações relacionadas à diabetes.…
Timor-Leste e Santos Ltd discutiram futuro do campo Bayu-Undan e captura e armazenamento de carbono

Timor-Leste e Santos Ltd discutiram futuro do campo Bayu-Undan e captura e armazenamento de carbono

O Governo de Timor-Leste reuniu-se na semana passada com representantes da empresa australiana Santos Ltd para discutir o futuro do…
Brasil lidera doações de sangue na América Latina, mas OMS alerta para desafios no acesso universal

Brasil lidera doações de sangue na América Latina, mas OMS alerta para desafios no acesso universal

Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrou a solidariedade de…
Empresária brasileira pretende levar cultura organizacional da “felicidade” aos Açores

Empresária brasileira pretende levar cultura organizacional da “felicidade” aos Açores

Durante décadas, ambientes corporativos em diferentes partes do mundo estiveram marcados por frases que desmotivavam e desencorajavam a inovação, como…