Guiné-Bissau: Crise interna na APU-PDGB cada vez mais acentuada

A crise interna está a ganhar uma dimensão cada vez mais acentuada no seio da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), liderada por Nuno Nabiam, depois de este ter assinado a 3 de Dezembro 2019 em Dakar, um acordo de apoio ao candidato Umaro Sissoco Embaló na segunda volta das eleições presidenciais agendadas para 29 de Dezembro.

Esta quarta-feira dia 11 de Dezembro, uma organização da APU-PDGB denominada “Trabalhadores Democratas Apuanos” (TRADA), anunciou em nota de imprensa lamentar aquilo que qualifica de várias condutas de dirigentes e militantes do partido relativamente aos apoios a um ou outro candidato finalista na segunda volta das eleições presidenciais.

Na nota, a TRADA lembra que estes apoios, já anunciados, não respeitaram os órgãos internos do partido, e considera a situação de grave e atentado ao normal funcionamento da APU-PDGB.

A mesma organização deliberou na reunião do seu conselho, que estes apoios são actos isolados e que não reconhece e nem se revê nos acordos referenciados, por, entre outros motivos, não ter sido submetido a discussões democráticas de nenhum órgão do partido estatutariamente competente para este efeito.

A 9 de Dezembro, a Juventude da APU-PDGB através do seu vice-secretário Nacional Cuastar Dafá, anunciou em conferência de imprensa que o grupo juvenil vai apoiar e respeitar acordo assinado entre Sissoco Embaló com Nuno Nabiam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

A deputada do PAICV, Carla Lima, observou que a “erosão” da liberdade de imprensa em Cabo Verde “é um facto indesmentível”. Segundo a…
Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

O Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, partilhou a sua preocupação relativamente ao desemprego juvenil no país. Tendo em conta esta situação, falou…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Em Portugal o “Público” noticia que o “PS lança novo portal que permite pagamento de quotas e adesões online”. De acordo com o…
As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar remontam a quando tinham apenas dois anos e meio de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin