O Presidente da União para Mudança (UM), Agnelo Augusto Regala, igualmente deputado da nação, foi baleado na noite deste sábado 7 de Maio na sua residência, em Bissau. Por enquanto desconhece-se os autores do atentado.
O líder da UM foi atingido “gravemente” num pé, precisou uma fonte da família, segundo a qual, terão sido disparados cerca de cinco tiros em direcção ao líder político “que estava sentado no passeio da sua residência”.
“Os disparos foram feitos a partir de uma viatura que passava na rua em frente da sua residência”, relataram ainda fontes concordantes.
Na quarta-feira 4 de Maio, Agnelo Regala criticou o regresso da força militar da CEDEAO à Guiné-Bissau, considerando a decisão como uma violação à soberania do país.
A posição do parlamentar e líder político foi assumida no quadro do “Espaço de Concertação dos Partidos Democráticos”, que integra o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Partido da Convergência Democrática (PCD), Partido Social Democrata (PSD), Movimento Democrático Guineense (MDG), o Movimento Patriótico (MP) e a União para Mudança (UM).
Além de ser deputado e líder da União para Mudança, Agnelo Augusto Regala é também o proprietário da rádio privada Bombolom FM.