Domingos Simões Pereira venceu com maioria alargada o Xº Congresso Ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que decorreu de 18 a 20 de Novembro.
De acordo com dados a que e-Global teve acesso, Domingos Simões Pereira (DSP) recolheu 1.162 votos, contra 62 de Octávio Lopes, 32 de João Bernardo Vieira e 4 de Edson Araújo, num universo de 1.268 delegados que estavam presentes na sala do congresso. Registaram-se ainda 5 votos nulos e 3 votos em branco.
Dois pré-candidatos, Raimundo Pereira e Martilene dos Santos desistiram na véspera do Congresso, alegando “falta de transparência” no processo para a renovação dos órgãos dos Libertadores.
Domingos Simões Pereira é reeleito assim para um terceiro mandato de quatro anos.
O antigo Secretário Executivo da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) é presidente do PAIGC desde 2014, tendo sido Primeiro-ministro no princípio da IX legislatura “interrupta” com o derrube do primeiro Governo constitucional pelo então Chefe de Estado, José Mário Vaz.
O X Congresso do PAIGC, que começou na última sexta-feira, foi subordinado ao lema: “Consolidação da Coesão Interna, a luz do pensamento de Amílcar Cabral, pelo resgate do poder popular e promoção do desenvolvimento”.
Mamandin Indjai