Guiné-Bissau é um dos países mais vulneráveis à Alteração Climática

O Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável António Serifo Embaló, disse que a Guiné-Bissau é um dos países mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas do mundo.

Essa vulnerabilidade, segundo António Serifo Embaló, prende-se com a sua localização geográfica, a sua baixa costa e a sua fraca capacidade de fazer face a este fenómeno.

“Este fenómeno tem assolado grande parte da África, Ásia, e, principalmente, os pequenos Estados insulares em desenvolvimento, do qual faz também parte a Guiné-Bissau” disse, fazendo alusão ao arquipélago de Bijagós.

Neste sentido, Serifo Embaló revelou que a Guiné-Bissau já iniciou a introdução da dimensão Alterações Climáticas nos documentos estratégicos de alguns setores, nomeadamente agricultura e recursos hídricos, assim como a elaboração de uma estratégia e plano de ação de financiamento durável de adaptação as alterações climáticas à curto, médio e longo prazo.

“Fortalecimento de sistema de recolha, análise, tratamento e difusão de informação meteorológico e climatológico, através da construção e reabilitação e apetrechamento de duas estações sinópticas de Gabu e Bafatá, respetivamente, e de 10 postos meteorológicos auxiliares” explicou Serifo Embalo, adiantando que “esta iniciativa nacional constituirá o alavanque para a consolidação de uma adaptação duradoira, tornando as nossas comunidades, os nossos equipamentos e os nossos meios de subsistências mais resilientes às inclemências do clima”.

Os técnicos de diferentes instituições públicas da Guiné-Bissau estão reunidos esta terça-feira, 31 de Janeiro, num atelier de formação sobre o processo de Elaboração do Plano Nacional de Adaptação Às Alterações Climáticas a Médio e Longo Prazo.

O evento é organizado pelo Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com o PNUD.

Nhima Aissatu Seide

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Como criar boas palavras-chave

Como criar boas palavras-chave

Todos os dias utilizamos passwords para acesso aos mais variados serviços ou aplicações. Uma password, senha, palavra-chave ou passe serve…
Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Investigador da Universidade de Coimbra descobre fóssil de nova espécie de conífera

Um investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade…
Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Ucrânia e Rússia acusam-se de ataques durante o cessar-fogo

Os ucranianos e os russos denunciaram a ocorrência de ataques depois da entrada em vigor do cessar-fogo de 36 horas…
Moçambique: Vítima decapitada por terroristas em Nangade

Moçambique: Vítima decapitada por terroristas em Nangade

Um cidadão foi decapitado por terroristas nesta quarta-feira, 04 de janeiro, junto à aldeia Chacamba, a sete quilómetros da sede…