O Presidente da República, José Mário Vaz, reúne esta quinta-feira com todos os actores implicados no processo eleitoral, nomeadamente os partidos concorrentes, a Comissão Nacional de Eleições e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE).
A reunião convocada pelo Chefe de Estado acontece numa altura em que um grupo de partidos, entre os quais o PRS, MADEM-G15 e APU-PDGB, de Nuno Nabiam, segundo candidato mais votado nas últimas presidências, critica o processo de recenseamento eleitoral, cuja lista provisória já foi afixada.
Fontes políticas afirmam que o Presidente da República pode vir a ceder a pressão destas formações políticas mas também de alguns sectores “ocultos”, adiando assim a data do escrutínio. Uma possibilidade que não será admitida pela CEDEAO que já ameaçou com novas sanções para grupos ou indivíduos que tentarem “obstruir” as próximas eleições legislativas.
O Presidente da República tem defendido eleições simultâneas – presidenciais e legislativas – em 2019, tendo para o efeito avançado em 2018 um roteiro junto aos seus parceiros na CEDEAO.