Guiné-Bissau: Emmanuel Macron promete apoio ao sector militar e nova escola francesa

O Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron terminou a visita de algumas horas à Guiné-Bissau, com a promessa de apoio ao sector Militar. Numa comunicação conjunta com o seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, o Presidente francês manifestou a disponibilidade de Paris em apoiar a formação dos militares guineenses. De igual modo, vai disponibilizar 5 milhões de euros para a formação de 15 estudantes guineenses na área de agronomia no Burkina Faso.

Ainda no âmbito da cooperação bilateral com a Guiné-Bissau, Emmanuel Macron, promete a construção de raiz de uma escola de língua francesa na Guiné-Bissau. Por ser uma língua de opção, no ensino secundário, o francês é ensinado no Centro Cultural Franco-Bissau guineense e nos diferentes centros de formação.

A visita do Presidente da França a Guiné-Bissau, no âmbito da sua digressão que o levou aos Camarões e ao Benim, ficou dominada, por outro lado, com a necessidade de combate ao terrorismo e tráfico de droga.

Os mais recentes golpes de Estado na Guiné Conacri, Burkina Faso e Mali, estiveram também no centro das atenções. Emmanuel Macron defendeu que os períodos de transição, que se seguem aos Golpes de Estado, sejam definidos. Uma mensagem endereçada directamente ao Presidente guineense, que preside actualmente à Conferência dos Chefes de Estado e do Governo na CEDEAO.  Sobre assunto, Umaro Sissoco Embaló afirma ser uma das preocupações da presidência, tendo destacado as suas recentes visitas à Guiné Conacri e ao Burkina Faso.

Analistas em Bissau consideram que a deslocação de Emmanuel Macron a Bissau, não obstante estar ligada a agenda multilateral, é um marco histórico e que, do ponto de vista diplomático, representa um “ganho extraordinário” para o Presidente Umaro Sissoco Embaló, que já levou a Bissau vários Chefes de Estado, para além das suas frequentes deslocações ao estrangeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: China anuncia reunião de Lula com Xi Jinping no final de março 

Brasil: China anuncia reunião de Lula com Xi Jinping no final de março 

Confirmado o encontro entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da China , Xi…
Moçambique recebe ambulâncias da ONU para Cabo Delgado

Moçambique recebe ambulâncias da ONU para Cabo Delgado

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos disponibilizou dez ambulâncias para distritos afetados pelo terrorismo na província moçambicana…
Timor-Leste e UE assinam acordos financeiros de 12 milhões de euros

Timor-Leste e UE assinam acordos financeiros de 12 milhões de euros

Timor-Leste e a União Europeia (UE) assinaram acordos financeiros nesta sexta-feira, 17 de março, no valor de 12 milhões de…
Angola avisada pelo FMI para resolver problemas detetados pelo GAFI

Angola avisada pelo FMI para resolver problemas detetados pelo GAFI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que as autoridades angolanas devem resolver, o mais rapidamente possível, as deficiências encontradas pelo…