Guiné-Bissau: Florentino Mendes Pereira pode ser a cabeça de lista do PRS nas eleições

O Partido de Renovação Social (PRS) está a título preventivo a tentar evitar os erros que cometeu no passado ao avançar para as eleições legislativas, sem indicar quem seria o seu candidato à Primeiro-ministro. Alberto Nambeia ao invocar questões pessoais para abdicar das funções estatutárias, o partido apressou-se para encontrar um candidato antes das legislativas de Dezembro de 2022. Nesta busca de candidato, o ex-secretário-geral do PRS Florentino Mendes Pereira, é o favorito do partido para ser candidato a cabeça de lista.

Depois de Alberto Nambeia ter cumprido um dos artigos dos Estatutos, ao renunciar a mais de 3 meses de antecedência das eleições, os militantes desdobraram-se agora em busca de quem irá liderar o partido nos próximos embates eleitorais. Florentino Mendes Pereira é o nome que acolhe o apoio da actual direcção, mas contra ele, está Dionísio Cabi, actual ministro dos Recursos Naturais. Outros nomes foram já afastados da corrida, tais como Orlando Viegas e Nicolau dos Santos, tornando-se Florentino Mendes Pereira como a figura supostamente consensual «.

Apesar de ter a Direcção ao seu lado, nem todos os altos dirigentes do PRS aprovaram a ideia. A direcção em exercício, sabendo dessa situação preferiu fazer o trabalho de casa para que o próximo Conselho Nacional seja apenas um espaço de legitimação de quem vai ser cabeça de lista do partido e neste caso, Florentino Mendes Pereira.

Dionísio Cabi é um pretendente à mesma função, como admitem os estatutos, mas existem outros altos dirigentes que até a data presente não aprovaram o nome e que têm recebido frequentes visitas da Direcção.

Um destes altos dirigentes é Carlitos Barai, neste momento, Secretário-geral do PRS. Este dirigente, que terá uma palavra decisiva neste processo, raramente apoia as posições de Florentino Mendes Pereira e terá neste caso uma oportunidade para cobrar o facto de o ex-secretário-geral não ter apoiado a candidatura de Nambeia no último Congresso. Aliás, Florentino Mendes Pereira foi também candidato e apenas conseguiu a quarta posição no último Congresso, com cerca de 80 votos num universo de mais de 700 votantes.

A Direcção cessante já debruçou sobre essa matéria considerando-a de “irrelevante”, porque a posição de Florentino Mendes Pereira foi apenas “a demonstração de ambição de um militante” e vontade de participar no exercício democrático interno.

Não obstante esta constatação, o que é realidade no PRS é que a direcção em exercício quer “resolver tudo” antes da chegada ao Conselho Nacional para evitar disputas. Daí que, a primeira estratégia é resolver Carlitos Barai para posteriormente orientar-se para Dionísio Cabi.

Cabi tem sido intransigente com a Direcção de Alberto Nambeia e manifestou a sua revolta quando há quatro meses este delegou poderes de direcção a Fernando Dias.

Florentino Mendes Pereira ainda não reagiu, mas e-Global sabe que está receptivo, uma vez que foi um desafio que manifestou abraçar há anos, mas que nunca lhe foi proporcionado pela Direcção de Alberto Nambeia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: UNITA promete mudanças na Lunda Norte

Angola: UNITA promete mudanças na Lunda Norte

O novo secretário provincial da UNITA na Lunda Norte, Francisco Cacoma, prometeu na terça-feira, 03 de janeiro, que vai adotar…
Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

Moçambique: Presidente de Quelimane promete pagar 13º mês de 2022

O Presidente do Município da Cidade de Quelimane, na Província da Zambézia, Manuel de Araújo, prometeu, na tarde de 4…
Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

Timor-Leste: PIB não-petrolífero subiu 3,9% em 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) não-petrolífero de Timor-Leste cresceu 3,9% em 2022, de acordo com os dados provisórios do Ministério das Finanças. …
Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

Brasil: Polícia vai investigar Bolsonaro por crimes durante a pandemia 

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, disse que a corporação irá investigar eventuais crimes praticados durante o governo do…