Uma proposta apresentada pelo Ministério da Administração territorial ao Presidente da Assembleia Nacional, propõe que na próxima sessão parlamentar seja debatida a atribuição do nome de algumas figuras nacionais a Avenidas de Bissau.
Nesta proposta consta, como destaque, os nomes de Umaro Sissoco Embaló e José Mário Vaz. A Avenida que liga as zonas de Antula a Santa Luzia, irá ser baptizada com o nome do actual presidente Sissoco Embalo, um artéria localizada na periferia do Bairro onde o chefe de Estado nasceu.
José Mário Vaz, o Presidente da República que antecedeu do actual chefe de Estado, irá ser o nome de uma avenida, a artéria que liga Aeroporto / Safim. Esta referida Avenida está ainda no processo de construção de auto-estrada, que será financiada pela China através da sua embaixada em Bissau.
A toponímia das artérias de Bissau tem sido alvo de alterações pelo Ministério da Administração Territorial, segundo o período de governo ou presidência. Durante o Governo chefiado por Carlos Gomes Jr., foi decidida a reabilitação e alteração do nome da Avenida 14 de Novembro para Avenida Combatentes. Na proposta assinada pelo ministro Fernando Dias, a referida avenida, que liga Aeroporto/Mercado de Bandim chamar-se-á, Avenida João Bernardo Vieira.
O Presidente Malam Bacai Sanhá, falecido em Janeiro de 2012, praticamente no seu último ano de mandato, também será o nome de uma artéria. Assim, conforme a proposta do Ministério da Administração Territorial, os parlamentares devem aprovar a zona que Liga Prédio dos Combatentes às zonas periféricas da cidade de Bissau com o nome de Malam Bacai Sanhá. Há cerca de duas semanas, uma Avenida foi inaugurada com o nome do ex-Presidente da República, Koumba Yalá.
A proposta do Ministério da Administração Territorial contempla também a atribuição do nome do primeiro bispo da Guiné-Bissau, Dom Artur Settímio Ferrazzetta, que faleceu em 27 de Janeiro de 2020, e o qual já deu o nome à Avenida que faz a ligação da Chapa de Bissau QG.
Com essa proposta, cumpre-se a promessa de Umaro Sissoco Embaló de atribuir a Avenidas de Bissau o nome de todos os Presidentes eleitos.