Guiné-Bissau: Idriça Djaló revelou a descoberta de valas comuns perto de Bissau

O Presidente do Partido de Unidade Nacional (PUN), Idriça Djaló, revelou esta terça-feira 18 de Outubro a descoberta de Valas comuns, na localidade de Cumeré, a cerca de 20 quilómetros de Bissau.

Idriça Djaló, que falava em conferência de imprensa, não precisou a data em que as valas comuns foram descobertas, indicando apenas que foi recentemente e que as mesmas se encontram em frente ao Centro de Instrução Militar de Cumeré.

“Neste momento, tenho uma informação que quero que o General Biaguê Na N’Tan me confirme. Se é verdade que a torne pública. A China ofereceu vários materiais às forças armadas e esses materiais estão em Cumeré. Quando estavam à procura de um lugar para parquear aquelas máquinas, encontraram um terreno em frente ao aquartelamento de Cumeré e, para limpar o espaço, encontraram valas comuns, onde várias pessoas foram fuziladas. Vocês jornalistas, vão perguntar aos populares daquela zona, muitos inocentes foram fuzilados lá, sem julgamento”, disse o líder político.

Idriça Djaló acredita que “estas valas comuns” remontam ao período após a independência, em que várias pessoas foram consideradas desaparecidas pelos familiares. Por esse motivo, o líder do PUN pede o envolvimento de Portugal na identificação dos corpos encontrados nas respectivas valas comuns.

Sobre o assunto, ainda não há registo de qualquer reacção por parte das autoridades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

A não anotação dos órgãos saídos do Xº Congresso Ordinário tem sido interpretado por membros do Partido Africano da Independência…
TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

A petrolífera timorense TIMOR GAP decidiu rejeitar uma proposta da empresa australiana Timor Resources para resolver uma disputa iniciada em 2019 e…
Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

O Governo moçambicano atribuiu a isenção de vistos a Portugal e outros 27 países considerados de baixo risco de imigração…
Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, decidiu criar a Comissão Nacional de Negociações Comerciais. Trata-se de uma estrutura que reúne…