Guiné-Bissau: Ingerência política causa divergências sobre a data de Tabasky

A definição da data de Eid al-Adha, também designada como Tabasky, tem provocado grandes debates na Guiné-Bissau. Duas datas foram anunciadas, e o Governo acabou por defender uma desta, através do despacho que decreta quarta-feira, 21 de Julho, feriado Nacional.

As organizações islâmicas não se entendem e muitos dos seus fiéis, indiferentes às querelas, decidiram iniciar as rezas esta terça-feira 20 de Julho, tal como estabelecera a Comissão de Observação Lunar criada por consenso das entidades religiosas. Mas persistiu uma duvida se iniciar as rezas esta quarta-feira seria permitido pelo Governo, tendo em conta que nos últimos tempos, até as entidades religiosas foram alvo de acções policiais.

O assunto da reza podia ser pacífico não fosse os fundamentos apresentados pela Comissão de Observação Lunar, quando decidiu abandonar a data de 20 de Julho, após um suposto pedido do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

Durante uma conferência de imprensa os representantes da Comissão Lunar cingiram-se apenas a um apelo ao respeito ao pedido do Chefe do Estado, sem no entanto fundamentar se a data que indicaram era a real ou não. No entanto, em todo o mundo, sobretudo nos países islâmicos do mesmo fuso horário com a Guiné-Bissau, a reza de Eid al-Adha tem lugar esta terça-feira 20 de Julho.

Nas redes sociais diferentes vozes insurgiram-se contra aquilo que qualificaram de “interferência do Presidente da República nos assuntos religiosos” mas também o Governo foi criticado por interferir frequentemente nos assuntos religiosos, sobretudo da Comunidade Islâmica.

Na última reza que teve lugar em Maio, o Governo impediu os muçulmanos de assinalar a data numa sexta-feira tendo chegado a utilizar gás lacrimogéneo para dispersar alguns fiéis numa marcha de protesto. A segunda intervenção do Governo, ocorreu quando fiéis muçulmanos foram impedidos dar posse a um régulo em Cossé.

Relativamente ao inicio de Eid al-Adha, tem provocado maior agitação devido a que todas as estruturas das organizações islâmicas na Guiné-Bissau estão representadas, nomeadamente os Conselhos Nacionais e Superiores Islâmicos, a Liga dos Sábios, a Juventude Islâmica e por fim a União Nacional dos Imames, que apesar de ter um representante na Comissão de Observação Lunar, decidiu emitir um comunicado contrariando a data da Comissão. Consequentemente na Guiné-Bissau haverá reza em dois dias, mas o dia oficial e decretado pelo Governo é quarta-feira, 21 de Julho, contra a data 20, que a maioria de fiéis considera a correcta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Alta do preço dos fertilizantes no agronegócio faz com que Brasil anuncie plano, para produção nacional do setor

Brasil: Alta do preço dos fertilizantes no agronegócio faz com que Brasil anuncie plano, para produção nacional do setor

O governo federal lançará um plano nacional de fertilizantes emdezembro, em meio à escalada dos preços desses produtos em todo omundo. O objetivo do conjunto de diretrizes é reduzir a extremadependência do Brasil de fornecedores internacionais. Em alguns casos,a importação chega a 95% do que o país consome, o que deixa oagronegócio, principal peso na balança comercial brasileira, muitosuscetível a crises internacionais, como a de agora.A meta, segundo o Ministério da Agricultura, é reduzir aparticipação estrangeira de, em média, 85% para algo em torno de 60%nos próximos 30 anos. Não resolverá a crise atual, que vai impactar asafra 2022/2023, mas pode minimizar futuros choques globais entre ofertae demanda.Os fertilizantes são compostos minerais usados para melhorar anutrição das plantas. “O solo brasileiro é naturalmente pobre emnutrientes e ácido, principalmente no Cerrado“, explica José CarlosPolidoro, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de PesquisaAgropecuária) Solos.Os principais fertilizantes usados na agricultura são os do chamadogrupo NPK, em referência às letras que representam os elementos natabela periódica, em que N se refere aos nitrogenados (à base denitrogênio), P aos fosfatados (à base de fósforo), e K aos quecontêm potássio.Apesar de o lançamento coincidir com o agravamento da crise atual, elenão tem o objetivo de resolvê-la. “O plano não visava a uma açãoemergencial. É um plano estruturante, voltado para uma mudança depanorama em 30 anos, com ciclos. Começa com ações de curto até as delongo prazo“, disse Rangel.Carlos Vasconcelos – Correspondente
São Tomé e Príncipe: Desmarcada greve na Saúde

São Tomé e Príncipe: Desmarcada greve na Saúde

Foi desmarcada a greve dos profissionais da Saúde que estava prevista para hoje, dia 22 de novembro. O acordo para…
Moçambique: Proposta de PES e OE para 2022 é de 450 mil milhões de meticais

Moçambique: Proposta de PES e OE para 2022 é de 450 mil milhões de meticais

O Governo de Moçambique estima para 2022 uma despesa total no valor de 450.576,8 mil milhões, que corresponde a 40,1% do Produto…
Campanha #PortugalContraAViolência - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Campanha #PortugalContraAViolência - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, é hoje lançada a campanha #PortugalContraAViolência. A campanha…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin