Soares Sambu é o novo Ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares do Governo da Guiné-Bissau, segundo o decreto presidencial 24, assinado pelo Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, tornado público esta quarta-feira, 02 de agosto.
O antigo Ministro dos Negócios estrangeiros e da Cooperação Internacional do Governo de Baciro Djá, igualmente um dos deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Soares Sambu, substituiu no cargo Malal Sané, alto dirigente do PAIGC.
A exoneração de Malal Sané acontece um dia depois de o Presidente da República ter recebido, em audiência, o primeiro-ministro, Umaro Sissoko Embalo, e numa altura em que um grupo de mulheres continua a desdobrar-se em contatos com os atores políticos guineenses para a saída do impasse político.
A e-Global soube que, até ao momento, ficou por preencher no executivo guineense a Secretaria de Estado de Administração Territorial, uma pasta pertencente ao Partido da Renovação Social (PRS).
Tiago Seide