Guiné-Bissau: Martilene e Raimundo Pereira retiram candidaturas à liderança do PAIGC

Martilene dos Santos, ex-Coordenador dos Quadros do partido e Raimundo Pereira, antigo Presidente Interino, retiraram as suas candidaturas à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), anunciaram os núcleos das duas candidaturas em comunicado conjunto.

No documento referem que “foram infrutíferos todos os esforços e apelos para a promoção de um verdadeiro processo de diálogo no seio do PAIGC” que permitiria realizar o X Congresso do partido “num clima de camaradagem e coesão”.

Os núcleos das duas candidaturas apontam também o “total desprezo pelas contribuições deixadas pelos candidatos durante as audições” com a Comissão para o Diálogo e Reconciliação interna do partido.

A justificar a retirada das candidaturas de Martilene dos Santos e Raimundo Pereira, os núcleos das candidaturas destacam também a “falta de transparência na gestão do património do partido e a confirmação por parte do camarada Domingos Simões Pereira, Presidente cessante do partido, sobre o envolvimento da sua própria família na alienação indevida do património do partido na última reunião do Comité Central” que teve lugar a 11 de Novembro, lê-se no documento.

O “défice de democracia interna” e “um clima de intimidação agrava por insultos e calúnias, através das redes sociais, contra camarada com ideias e opiniões diferentes da Direcção do Partido”, são outros argumentos que sustentam a decisão de Martilene dos Santos e Raimundo Pereira em retirarem as suas candidaturas à presidência do PAIGC.

A eleição do novo líder do PAIGC decorrerá durante o Congresso do partido que iniciou esta sexta-feira 18 de Novembro. Com as decisões de Raimundo Pereira e Martilene dos Santos ficam na corrida à liderança do PAIGC, quatro candidatos, designadamente, João Bernardo Vieira, Octávio Lopes, Domingos Simões e Edson Araújo.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

Moçambique: Operação "Vulcão IV" decorre no distrito de Macomia

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) informaram nesta terça-feira, 03 de janeiro, que está em curso a Operação…
Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

Timor-Leste: Taxa de execução do OGE 2022 foi de 78,75%

O Governo de Timor-Leste executou em 2022 cerca de 78,75% do valor total do Orçamento Geral do Estado (OGE) desse…
Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…