Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ministério Público investiga Luís Oliveira Sanca como mandante do assalto à sede do PAIGC

Luís Oliveira Sanca

Luís Oliveira Sanca, actual coordenador nacional adjunto do Grupo dos 15, está a ser investigado pelo Ministério Público guineense como possível mandante do assalto de 18 de outubro à sede do PAIGC, confirmaram fontes judiciais.

O assalto à sede do PAIGC foi efectuado ontem por cerca de 200 indivíduos, provenientes de várias zonas do país, com especial incidência em Oio e Mansabá. Ao fim de duas horas de ocupação, os indivíduos foram expulsos da sede do partido por outros militantes afectos à direcção do PAIGC, liderado por Domingos Simões Pereira, perante críticas de passividade das forças policiais.

A investigação a Luís Oliveira Sanca iniciou-se depois do Ministério Público ter recebido denúncias de que os líderes dos 200 indivíduos, à sua chegada a Bissau no dia anterior ao assalto, se tinham reunido na residência do coordenador adjunto do Grupo dos 15. O assalto à sede do PAIGC aconteceu logo de seguida, ainda durante a madrugada.

De acordo com fontes do Ministério Público guineense, a pressão colocada pelo Presidente da República, José Mário Vaz, para responsabilizar os autores do assalto à sede do PAIGC, descrita em comunicado da Presidência publicado ontem, poderá obrigar à apresentação de resultados concretos e conduzir a detenções a muito breve prazo.

A confirmar-se o envolvimento de Luís Oliveira Sanca no assalto à sede do PAIGC, estará em causa também a união no interior do Grupo dos 15, já que Braima Camará, coordenador nacional do Grupo dos 15, e o próprio José Mário Vaz vêm apelando à resolução da crise política na Guiné-Bissau pela via negocial.

Já ontem, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau deteve o jornalista e blogger António Aly Silva, o qual deverá ser apresentado a juiz ainda durante o dia de hoje.

Rodrigo Nunes

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo