Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ministro das Finanças confirma crescimento económico do país

O Ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, destacou a 30 de Dezembro a evolução da situação macroeconómica da Guiné-Bissau e sublinhou o crescimento da economia nacional, arrecadação de receitas fiscais e execução orçamental, referentes a 2015 que agora terminou.

Segundo Geraldo Martins, com base nos dados do Fundo Monetário Internacional, em 2015 foi estimado um crescimento de 4,7%, no entanto, antes do final do Dezembro esta estimativa esteve em alta, ou seja a 4,8%, contudo, referiu Geraldo Martins, a crise política no país em agosto com a queda do Governo, afetou a economia nacional entre 0,2 a 0,3 % no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Relativamente às receitas correntes entre 2011 a 2015, o Ministro das Finanças disse também que em 2015 foram recolhidos mais de 83 mil milhões e 423 milhões de Cfa.
Para o Ministro estes dados reflectem que a tendência em termos de receitas correntes traduz-se no crescimento de receitas públicas, e aproveitou para confirmar que o seu ministério já liquidou todas as dívidas externas com parceiros da Guiné-Bissau.

Comparativamente à execução do Orçamento Geral de Estado (OGE) em 2015, Geraldo Martins disse que haverá mais investimento no setor da educação, saúde, obras públicas e defesa.
O Ministro das Finanças, Geraldo Martins, referiu ainda que na proposta do OGE 2016, a previsão de receita aponta para 174 mil milhões de Francos Cfa, contra 148 mil milhões de Francos Cfa do ano passado, ou seja 2015.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo