Guiné-Bissau: MP cria comissão de inquérito sobre caso do enigmático avião

GB Aeroporto Osvaldo Vieira

Sob a instrução do novo Procurador-geral da República, Bacari Biai, o Ministério Público (MP) criou uma comissão de inquérito para apurar as circunstâncias que determinaram a presença do A340 no aeroporto “Osvaldo Vieira”. Um aparelho retido em Bissau a mando do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, desde 29 de Outubro.

Segundo uma fonte, junto a Procuradoria-geral da República (PGR), a Comissão ora criada, liderada por um magistrado do Ministério Público, integra elementos da Guarda Nacional e da Polícia Judiciária.

A decisão do Procurador-geral da República em avançar com a criação da citada Comissão acontece um dia depois de “dois peritos internacionais” terem aberto e entrado no porão do aparelho, sem que tivessem retirado algo, confidenciou uma fonte judicial.

“Os dois peritos abriram o porão do avião por volta de 01 h 26 minutos entraram no interior do porão, saíram e o fecharam sem retirar nada”, adiantou fonte, de acordo ainda com a qual, os dois “peritos internacionais” não prestaram qualquer declaração perante as pessoas que estavam presentes no momento da operação, entre os quais o Presidente da Autoridade de Aviação Civil Caramó Camara.

A abertura do avião por parte dos referidos “peritos internacionais” aconteceu após ordens do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, precisou a fonte.

Ministério Público manda prender peritos internacionais

Informações de momento indicam que o Ministério Público emitiu uma ordem para a detenção dos peritos internacionais que inspeccionaram o avião na madrugada de esta quarta-feira, confirmou fonte judicial ligada ao processo. Elemento da Policia Judiciária (PJ) garantiu que a PJ não procedeu a qualquer detenção.

Os peritos, cujas proveniências e nacionalidades se desconhecem, encontram-se hospedados num dos hotéis em Bissau.

Vaga de rumores em torno do A340

O enigma do aparelho A340 estacionado no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau tem provocado uma enorme de vaga de rumores e falsas notícias, seja sobre a sua carga, em que foi avançada a hipótese de transportar armas ou droga, mas também sobre os motivos que levaram a aterrar em Bissau.

Esta quinta-feira corria também o rumor que o aparelho suspeito descolara e deixara Bissau, informação não confirmada e apontada como “mais uma fake news”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Governo de Portugal lança conta oficial no TikTok para dialogar com os jovens

Governo de Portugal lança conta oficial no TikTok para dialogar com os jovens

O Governo de Portugal lança a sua conta oficial no TikTok, @gov_pt, como parte de uma estratégia de modernização da…
III Gala Beneficente da Associação Mais Lusofonia vai recordar ações solidárias

III Gala Beneficente da Associação Mais Lusofonia vai recordar ações solidárias

Evento é considerado uma “celebração da solidariedade e união das comunidades lusófonas” A Associação Mais Lusofonia, com sede em Castelo…
Moçambique: UN precisa de 7,2 milhões de dólares para vítimas do ciclone Chido

Moçambique: UN precisa de 7,2 milhões de dólares para vítimas do ciclone Chido

O Fundo de População da ONU, UNFPA, precisa de 7,2 milhões de dólares para ajudar as vítimas do ciclone Chido…
Camarões: “As armas não vão resolver o problema do Boko Haram”, diz o Bispo de Maroua-Mokolo

Camarões: “As armas não vão resolver o problema do Boko Haram”, diz o Bispo de Maroua-Mokolo

A diocese de Maroua-Mokolo, que fica situada no extremo norte dos Camarões, perto da Nigéria, continua a sofrer ataques do…