Guiné-Bissau: Nomeação do Chefe de Estado-Maior Particular do PR é “inconstitucional”

anp Gb

Os líderes das bancadas parlamentares da Coligação PAI -TERRA RANKA, Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) e Partido da Renovação Social (PRS) reagiram quinta-feira (07.09) à nomeação de Chefe de Estado-Maior Particular do Presidente da República (PR).

À saída do encontro com o representante especial do Secretário-geral da ONU, Califa Seidi, líder da bancada da Coligação PAI -TERRA RANKA disse que “a figura do Chefe de Estado-Maior Particular [do Presidente da República], não existe na Constituição guineense e para que isso aconteça, a lei magna do país tem que ser revista”.

“Achamos que é bom concentrarmos no essencial para que não entremos nos conflitos institucionais”, disse Califa Seidi, sublinhado na ocasião que para a Coligação “o mais importante” é estarem focalizados nos interesses da população.

“A figura de um Chefe de Estado-Maior Particular pode existir noutros  países porque é permitido na Constituição, mas, no caso da Guiné-Bissau, não  é permitido”, disse Seidi.

Para o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), “o assunto está em análise, mas aqui não é um fórum próprio. É um assunto do alto nível e creio que merece ser analisado de forma exaustiva”.

De acordo com o Presidente em exercício do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG),  Inocêncio Lamba, “o que não existe na Constituição da República não deve ser fabricado”.

“É uma decisão do Presidente da República, não temos nada a ver com isso. Sabemos que há problemas na Constituição da República, mas mesmo assim devemos respeitá-la e o que não existe na Constituição não pode ser feito”, disse o líder do Partido dos Trabalhadores Guineenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Mais Integridade não quer disponibilizar actas e editais ao CC

Moçambique: Mais Integridade não quer disponibilizar actas e editais ao CC

O Consórcio Eleitoral Mais Integridade recusa-se a disponibilizar ao Conselho Constitucional (CC) as actas e os editais referentes às eleições…
Alemanha, França e Reino Unido fazem apelo a Irão contra escalada nuclear

Alemanha, França e Reino Unido fazem apelo a Irão contra escalada nuclear

A Alemanha, a França e o Reino Unido pediram ao Irão para “interromper imediatamente a sua escalada nuclear” após a…
Médicos do Mundo reforça ajuda humanitária na Síria

Médicos do Mundo reforça ajuda humanitária na Síria

Na sequência da recente mudança de poder na Síria e da rápida evolução do contexto nacional e regional, a Médicos…
Guiné-Bissau: Rede Juvenil alerta para a ameaça emergente à paz

Guiné-Bissau: Rede Juvenil alerta para a ameaça emergente à paz

A Rede de Juventude Paz e Segurança na Guiné-Bissau alertou para factores que ameaçam a paz, destacando “grupos transnacionais insurgentes…