Os partidos políticos e o Governo concordaram a data de 23 de Abril de 2023 para a realização das eleições legislativas antecipadas.
A proposta foi transmitida pelo Ministro da Administração Territorial e Poder Local no termo da segunda reunião tida esta segunda-feira 17 de Outubro entre as formações politicas legalmente instituídas e o Executivo liderado por Nuno Gomes Nabian.
“Os partidos políticos acharam que a data de 23 de Abril [2023] é a data que, do ponto de vista dos trabalhos técnicos e do cumprimento dos prazos, representa a melhor data. E é essa data que o Governo vai propor ao Presidente da República para a tomada da decisão”, precisou Fernando Gomes.
Segundo ainda o Governante “é o entendimento dos partidos políticos de que é impraticável a data de 18 de Dezembro próximo”.
A proposta será agora apresentada ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a quem caberá a decisão de marcar, ou não, uma nova data para eleições legislativas antecipadas.
Ao Governo resta ainda elaborar um novo cronograma eleitoral, que deve observar os actos que antecedem a data de ida às urnas.
(foto arquivo)