Guiné-Bissau: Partido da Renovação Social insiste que a CNE tem de ser regularizada

A caducidade da Comissão Nacional de Eleições (CNE) continua a ser o assunto de debate entre o Presidente da República e Partido. Após Umaro Sissoco Embaló ter minimizado a questão, o PRS contra-ataca.

Esta terça-feira 29 de Novembro o Partido da Renovação Social (PRS) defendeu que “é urgente “regularizar a situação de Comissão Nacional de Eleições ( CNE) antes das legislativas”, cuja nova data ainda não foi confirmada.

À margem de um colóquio promovido pela Faculdade de Direito em Bissau, Otna Kufuk Nadoua, um dos dirigentes dos Renovadores abordou os actuais problemas na Comissão Nacional de Eleições.

“Em relação a CNE, o PRS sugere que algo deve ser feito, porque não está numa situação normal. Esta instituição possui dois problemas: Primeiro é a ‘caducidade’ do mandato dos seus membros, e segundo, o problema de vacatura no próprio secretariado executivo. Tudo isso deve ser colmatado antes de eleição. Portanto a opinião do nosso partido nesse colóquio, é reforçar que é urgente que a Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular chame os partidos políticos para encontrar a solução de como fazer a composição da CNE”, disse o quadro do PRS.

Otna Kufuk Nadoua assegurou ainda que “ em nenhum momento o Partido da Renovação Social alinhou com a ideia de que a CNE [Comissão Nacional de Eleições] esteja na sua situação normal”.

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló defendera que “não vai permitir desordem e falsas crises”, uma declaração que surge após o Partido da Renovação Social (PRS) e Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) terem exigido a renovação dos membros da Comissão Nacional de Eleições, que a consideraram “caduca”.

Mamandin Indjai 

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…