Guiné-Bissau: Partido da Renovação Social insiste que a CNE tem de ser regularizada

GB Eleições

A caducidade da Comissão Nacional de Eleições (CNE) continua a ser o assunto de debate entre o Presidente da República e Partido. Após Umaro Sissoco Embaló ter minimizado a questão, o PRS contra-ataca.

Esta terça-feira 29 de Novembro o Partido da Renovação Social (PRS) defendeu que “é urgente “regularizar a situação de Comissão Nacional de Eleições ( CNE) antes das legislativas”, cuja nova data ainda não foi confirmada.

À margem de um colóquio promovido pela Faculdade de Direito em Bissau, Otna Kufuk Nadoua, um dos dirigentes dos Renovadores abordou os actuais problemas na Comissão Nacional de Eleições.

“Em relação a CNE, o PRS sugere que algo deve ser feito, porque não está numa situação normal. Esta instituição possui dois problemas: Primeiro é a ‘caducidade’ do mandato dos seus membros, e segundo, o problema de vacatura no próprio secretariado executivo. Tudo isso deve ser colmatado antes de eleição. Portanto a opinião do nosso partido nesse colóquio, é reforçar que é urgente que a Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular chame os partidos políticos para encontrar a solução de como fazer a composição da CNE”, disse o quadro do PRS.

Otna Kufuk Nadoua assegurou ainda que “ em nenhum momento o Partido da Renovação Social alinhou com a ideia de que a CNE [Comissão Nacional de Eleições] esteja na sua situação normal”.

O Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló defendera que “não vai permitir desordem e falsas crises”, uma declaração que surge após o Partido da Renovação Social (PRS) e Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) terem exigido a renovação dos membros da Comissão Nacional de Eleições, que a consideraram “caduca”.

Mamandin Indjai 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Cabo Verde: Cabo-verdianos denunciam burla que envolve vistos para Portugal

Um grupo de 12 cabo-verdianos denunciou recentemente um caso de alegada burla, em que terão pago para acelerar processos de…
Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

Moçambique apoiado pelo Reino Unido nas eleições gerais

A Alta-Comissária Britânica em Moçambique, Helen Lewis, informou que o Reino Unido vai apoiar a realização das sétimas eleições gerais…
Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

A primeira semana de abril vai ser marcada por muita música e animação, na capital de Cabo Verde, com a…
Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…