Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Pesqueiro chinês “Yan Yu 15” explode no mar provocando 3 mortos

Arquivo

O navio da companhia de pesca chinesa Conapemak Yan Yu 15 explodiu esta sexta-feira, dia 5 de Julho em alto mar provocando a morte de três pessoas, entre as quais o capitão do barco.

A informação foi avançada a imprensa pelo Capitão dos Portos da Guiné-Bissau Siga Batista. “Houve explosão, pelas primeiras informações que temos, que tudo indica que a origem de incêndio teria acontecido entre o motor do barco ou ainda através de uma botija de gás, mas que temos de confirmar é que houve a morte de três pessoas, todas de nacionalidade chinesa”, disse.

Capitão dos Portos sublinhou ainda que as vítimas, assim como os desaparecidos são também de nacionalidade chinesa. ”Podemos confirmar também o desaparecimento de três pessoas de nacionalidade chinesa, contudo, tivemos sorte o pronto-socorro de um outro barco de pesca o que permitiu que muitas pessoas fossem salvas”.

Em termos ambientais, Siga Batista alertou para os riscos de poluição marítima, tendo em conta que o navio tinha combustível e materiais poluentes. “O navio afundou seis horas depois de explosão o que pode constituir perigo, quer em termos de poluição, assim como em termos das actividades de pesca nesta localidade, porque o barco tinha óleo e alguns poluentes”, referiu.

O mesmo responsável informou também que todos guineenses que se encontravam no navio, num total de 11 pessoas, foram salvos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo