Guiné-Bissau: Pessoas não identificadas vandalizaram a Paróquia da Santa Isabel de Gabú

Um  grupo de pessoas não identificado vandalizou a paróquia em Gabú, no leste da Guiné-Bissau, avançou este sábado, 02 de Julho, a rádio católica “Sol Mansi”, que cita um dos párocos da mesma  igreja. “Cheguei à Igreja por volta das 11 horas e 30 minutos da manhã e fiquei muito triste com o que vi”, refere o Padre Paulo.

“Quebraram a imagem da Nossa Senhora e colocaram a Cruz peregrina no chão. Hoje várias coisas foram profanadas”, explicou, adiantando que “todas as autoridades devem trabalhar para que continue a ser praticada a mesma liberdade religiosa no país”.

De acordo ainda com o Padre Paulo, os vândalos levaram a estátua da “Nossa Senhora” e  quebram outras imagens.

O pároco adiantou que a imagem furtada foi colocada naquela Paróquia, no quadro da celebração do ano da juventude declarada pela diocese de Bafatá. “O coração do jovem da nossa diocese foi tocado neste momento, porque a imagem da mãe de Jesus que é a nossa mãe que nos tomou na cruz para nos acompanhar no nosso quotidiano”, lamentou o clérigo. 

Em representação da Igreja Católica da Guiné-Bissau, Padre Paulo, pediu, por outro lado, a atenção das autoridades nacionais “para estarem vigilantes porque quando começa um caso do género torna-se perigoso”.

Em nome das autoridades locais, o Secretário regional de Gabú, Mussá Camara, prometeu trabalhar para levar à justiça os autores do acto.

“Vamos investigar para descobrir quem realmente cometeu este acto. Se respeitar a sua religião deve respeitar a de outros”, afirmou Mussá Camará. Esta é a primeira vez que a Guiné-Bissau regista um acto do género, quebrando a imagem que impunha de tolerância religiosa no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné-Bissau assume pela primeira vez a presidência rotativa da CEDEAO

Guiné-Bissau assume pela primeira vez a presidência rotativa da CEDEAO

A Guiné-Bissau assume a Presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). A informação consta da nota…
Moçambique: Indústria farmacêutica de vacinas poderá ser criada no país

Moçambique: Indústria farmacêutica de vacinas poderá ser criada no país

Moçambique poderá vir a ter uma indústria farmacêutica de vacinas. A informação foi avançada pelo porta-voz do Governo, Filimão Suazi,…
UNICEF disponibiliza 280 tablets a Timor-Leste para Censos

UNICEF disponibiliza 280 tablets a Timor-Leste para Censos

A Agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disponibilizou 280 tablets à Direção-Geral de Estatísticas do Ministério das Finanças…
Amnistia Internacional desaprova eliminação de comissão de direitos humanos de Cabo Verde

Amnistia Internacional desaprova eliminação de comissão de direitos humanos de Cabo Verde

A Amnistia Internacional (AI) partilhou a sua preocupação em relação ao facto de Cabo Verde ter decidido extinguir a sua…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin