Guiné-Bissau: PGR emite mandado de captura contra o líder do PAIGC

Domingos Simões Pereira

A Procuradoria-Geral da República (PGR) da Guiné-Bissau emitiu esta sexta-feira, 18 Dezembro, uma nota na qual informa ter emitido um mandado de captura internacional contra o presidente do PAIGC e ex-candidato à Presidência da República, Domingos Simões Pereira (DSP).

A nota não especifica o processo sobre qual o presidente do PAIGC é indiciado, mas comenta-se que estará relacionado com um processo que corre seus trâmites na mesma instância. A julgar pelas acusações dos seus adversários políticos, o processo em causa suposta estará relacionado com o crédito dos Operadores Económicos guineenses junto dos bancos BAO e BDU em 2015.

Ausente do país desde Fevereiro, Domingos Simões Pereira é acusado pelos seus adversários políticos de ter comprado de forma ilegal a carteira de crédito do sector privado numa operação de quase 32 biliões de Fcfa. Para a oposição, o mal em toda esta operação é o facto do então Governo ter avançado com a operação, mesmo contra o parecer negativo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Os denunciantes e opositores de Simões Pereira acusam ainda que o Governo de ter supostamente ganho elevadas comissões na operação na ordem de cerca de 3 biliões de Fcfa cujos beneficiários teriam sido apenas os governantes.

Apesar de não ter coordenado o processo e assinado os contratos (tudo foi feito pelo então ministro das Finanças, Geraldo Martins), os adversários políticos entendem que quem deve ser responsabilizado pela prática em causa é Domingos Simões Pereira, tendo em conta que estava na liderança do Governo.

A acusação não é nova e já é do conhecimento do próprio Domingos Simões Pereira desde período em que estava no país. Reagindo sempre a estas acusações que nunca foram formalizadas, Simões Pereira garante que ninguém pode o acusar de praticas ilícitas, dado que a estratégia foi iniciada mas não concretizada pelo seu Governo.

Certo neste processo é que, com a chegada de Fernando Gomes no Ministério Público, as acções contra o Presidente do PAIGC reacenderam.

Mandado de captura internacional

“A Procuradoria informa que já lançou um mandado de captura internacional contra o cidadão Domingos Simões Pereira, no âmbito de um processo-crime que segue os trâmites legais nesta instituição judiciária detentora da acção penal”, lê-se no documento.

O processo de compra de carteira de créditos do sector privado foi de imediato interrompido depois da demissão do Governo de Carlos Correia, o que implica que, nem todos os empresários receberam.

Pronunciando de forma oficial sobre o assunto, Geraldo Martins, que já foi funcionário do Banco Mundial revelou que o processo foi concertado com o sector privado guineense e tinha como objectivo criar condições para que retomasse. Várias vezes disse publicamente que, Simões Pereira não teve qualquer actuação no processo.

A compra de carteira de créditos, significa, segundo as suas explicações, que o Governo assumiria as dívidas e os bancos concediam empréstimos. Se eventualmente não pagassem, os bancos seriam obrigados a cobrar o Governo através das suas receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Nível de violência pelos manifestantes leva PRM a suspeitar que havia integrantes de fora de Cabo Delgado

Moçambique: Nível de violência pelos manifestantes leva PRM a suspeitar que havia integrantes de fora de Cabo Delgado

Nos últimos pronunciamentos da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Cabo Delgado, sobre as manifestações violentas da semana passada…
Cabo Verde: PAICV celebra vitória histórica nas autárquicas 2024 e anuncia nova era na política cabo-verdiana

Cabo Verde: PAICV celebra vitória histórica nas autárquicas 2024 e anuncia nova era na política cabo-verdiana

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, reuniu no dia 5 de dezembro a sua Comissão Permanente para…
Cabo Verde recebe visita do presidente do Parlamento de Portugal

Cabo Verde recebe visita do presidente do Parlamento de Portugal

O presidente da Assembleia da República de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, inicia nesta segunda-feira, 09 de dezembro, uma visita oficial…
Moçambique: Frelimo pondera processar PODEMOS por ataque à sede

Moçambique: Frelimo pondera processar PODEMOS por ataque à sede

O secretário do Comité Provincial da Frelimo, Daniel Matavele, falou publicamente sobre a possibilidade de avançar com um processo criminal…