Guiné-Bissau: Primeiro Conselho de Ministros no Palácio do Governo desde o ataque armado

RGB, Palácio Governo

Depois de homens armados terem atacado o Palácio do Governo a 1 de Fevereiro, o colectivo governamental voltou a reunir-se na sua sede em Bissau.

Desde a anunciada tentativa de golpe de Estado, que resultou em 11 mortos, as reuniões do Conselho de Ministros passaram a decorrer no Palácio da República, por razões de segurança.

Em declarações aos jornalistas, no termo da sessão desta quinta-feira 17 de Março, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, garantiu haver segurança. “Da outra vez nos surpreenderam por negligência minha e, sobretudo, por ser um presidente simplista. Não é que a segurança não nos tinha avisado”, declarou o Chefe de Estado guineense.

Umaro Sissoco Embaló precisou ainda: “não acredito que haverá um novo  ensaio. Pode haver outro se calhar. Mas em relação à anterior exposição, já tomamos os dispositivos de segurança necessários. Portanto, não creio que vá repetir-se”, vincou o Presidente guineense, adiantando que, doravante, as pessoas vão passar a saber que “o presidente virá aqui, o presidente está aqui e o presidente foi-se embora”.

Questionado sobre a anunciada vinda de uma missão de estabilização militar da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló, assegurou que o assunto está a ser tratado ao nível da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da organização sub-regional. A decisão do envio de uma força para apoiar a estabilização na Guiné-Bissau foi tomada a 04 de Fevereiro durante a cimeira dos chefes de Estado e de Governo realizada em Acra, capital do Gana, onde foi analisada o fenómeno de sucessivos golpes militares na região, incluindo o ataque armado ao palácio do Governo em Bissau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Doze candidatos, todos homens, foram admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, para as eleições a realizar no dia 28…
Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde terá Estevão Tavares Vaz como novo embaixador em Itália. O diplomata afirmou no seu discurso que, apesar de…
Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

A Província de Cabo Delgado registou um aumento de casos de tuberculose durante o ano de 2023. No total foram…
Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança da…