Guiné-Bissau realiza pela primeira vez encontro nacional dos estudantes

A Plataforma Nacional das Associações Académicas do Ensino Médio e Superior, (PNAAEMS) anunciou esta quarta-feira, 4 de Março a realização da primeira edição do fórum de Ciências, que vais reunir os estudantes guineenses de todo o país.

O encontro terá como lema “A educação é fundamental no desenvolvimento e de progresso Humano” e irá decorrer em Bubaque de 3 a 13 de Abril. No acto do lançamento a coordenadora do evento, Maneque Correia da Silva, deixou claro que o fórum pretende aumentar a capacidade comunicativa dos estudantes através das actividades que visam promover debates sobre as questões educacionais e sociais.

O Presidente da PNAAEMS-GB, Ericson Ocante Ié, explicou os critérios na escolha dos objectivos do fórum que para o académico pretendem incentivar os estudantes a fazer parte do processo educativo do país, sendo a intenção do evento gerir a reflexão sobre questões de interesse nacional, porque a capacidade dos estudantes é uma das ferramentas para o desenvolvimento, considerou. O mesmo referiu que a escolha do lema do encontro é uma chamada atenção à fraca importância que é dada à educação no país.

Os estudantes têm feito várias manifestações a exigir o fim da greve nas escolas públicas, tendo a última ocorrido na sexta-feira, 28 de Fevereiro, organizada pelo coordenador da “Carta XXI”, Franique Alberto da Silva, depois de uma marcha pacífica realizada a exigir o direito à escola. O coordenador do movimento estudantil Franique Alberto da Silva alertou o governo, e em particular a equipa do ministério da Educação Nacional, a focalizar as suas acções na promoção de um espaço para o diálogo com os sindicatos a fim de resolver o problema do ensino da Guiné-Bissau, “de contrário o que vier a acontecer será da inteira responsabilidade do governo”, ameaçou.

Laurena Carvalho Hamelberg

One Comment

  1. Carla Cardoso

    4 de Abril???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Venezuela: As inscrições para as eleições presidenciais venezuelanas encerraram

Doze candidatos, todos homens, foram admitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, para as eleições a realizar no dia 28…
Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde tem novo Embaixador em Itália

Cabo Verde terá Estevão Tavares Vaz como novo embaixador em Itália. O diplomata afirmou no seu discurso que, apesar de…
Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

Moçambique: Cabo Delgado registou mais de oito mil casos de tuberculose durante o ano 2023

A Província de Cabo Delgado registou um aumento de casos de tuberculose durante o ano de 2023. No total foram…
Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

Angola: Candidato à presidência do PRS quer anulação de Congresso

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JPRS), Gaspar Fernandes, candidato afastado da corrida à liderança da…