Guiné-Bissau satisfeita com a visita do primeiro-ministro português António Costa

“A visita do primeiro-ministro [português] deixou os guineenses contentes. Portugal é um país irmão e não um amigo da Guiné-Bissau”, começou por dizer o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, para quem a deslocação de António Costa ao país representa igualmente um sinal forte de solidariedade de Portugal em relação à “tentativa do assassinato do Presidente da República, do Primeiro-ministro, e de mais membros do Governo” a 1 de Fevereiro de 2022.

Para o Chefe de Estado guineense, Portugal é uma “porta de entrada da Guiné-Bissau para Europa, enquanto a Guiné-Bissau representa a porta de entrada de Portugal junto aos países da CEDEAO”.  

Como resultado da sua visita, o primeiro-ministro português, António Costa, anunciou a oferta de um navio para garantir a ligação entre o continente e o arquipélago de Bijagós, apontada como uma das maiores dificuldades que a Guiné-Bissau enfrenta de momento.

Durante a sua estadia em Bissau, António Costa,  além do encontro com a comunidade portuguesa residente no país, procedeu à deposição de flores no talhão português, junto ao cemitério municipal da capital guineense, e também o Mausoléu Amílcar Cabral, que se encontra na Fortaleza Amura onde está instalado o Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Portugal e a Guiné-Bissau têm, desde 13 de Janeiro de 2021, um Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o período 2021-2025. O programa assenta nas áreas da educação, saúde, justiça, segurança e defesa, cultura, assuntos sociais e trabalho, agricultura, pescas, energia e ambiente, infra-estruturas, economia e finanças. É um programa com envelope financeiro indicativo de 60 milhões de euros, podendo ser revisto anualmente.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…