Guiné-Bissau: Secretário-geral do PRS diz que foi impedido de recensear

O Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira, disse que foi impedido de recensear-se em Canchungo, a sua base eleitoral, onde é eleito deputado desde 2004.

Em comunicado, que e-Global teve acesso, o Secretariado Nacional de Informação do PRS, esclarece que “os membros de duas mesas do Recenseamento Eleitoral, do círculo eleitoral 20, concretamente em Canchungo, recusaram simplesmente recensear o Secretário-geral do PRS, Dr. Florentino Mendes Pereira, sem quaisquer justificações”.

O Partido da Renovação Social afirma ainda que “apesar de cumprir todas as formalidades que são exigidas a um cidadão para ser inscrito como eleitor, os membros da primeira mesa para qual dirigiu, decidiram, pura e simplesmente, não inscrevê-lo sem, no entanto, apresentarem fundamento legal”. E, “para não provocar situações capazes de ter outros contornos, o Secretário-geral deslocou para uma outra mesa próxima, na qual, um dos membros lhe disse explicitamente que tinha orientações superiores para não o recensear”, lê-se no comunicado do Secretariado Nacional de Informação da segunda maior força política da Guiné-Bissau.

O Partido da Renovação Social considera “essa resposta, sem qualquer fundamento legal, podia descambar, se não fosse a pronta intervenção do próprio Secretário-geral para acalmar alguns ânimos que já começavam a exaltar em função da irreflectida a atitude dos membros da Mesa”.

O Secretariado Nacional de informação do PRS não adianta se o seu Secretário-geral, Florentino Mendes Pereira, volta ou não,  ao círculo eleitoral em referência para se recensear, não obstante ser candidato a deputado, para qual é necessário ter cartão do eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

Angola: Moco diz que MPLA receia enfrentar Costa Júnior

O ex-primeiro-ministro angolano e militante do MPLA, Marcolino Moco, afirmou que o partido no poder, tal como o líder João…
Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

Moçambique quer fortalecer cooperação com STP na Educação

A Embaixadora de Moçambique em São Tomé e Príncipe, Osvalda Joana, partilhou a vontade do país que representa em reforçar…
Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

Cabo Verde: PAICV quer vencer as seis câmaras municipais de Santiago Norte em 2024

A presidente da Comissão Política Regional do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, afirmou que o “grande desafio” do mandato…
Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin