Guiné-Bissau: Simbólica remodelação governamental de Sissoco

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, procedeu a uma nova remodelação governamental, sob a proposta do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, de acordo com o decreto presidencial tornado público esta quarta-feira 26 de Janeiro.

Três Ministros e três Secretários de Estado foram exonerados e nomeados seis Ministros e um Secretário de Estado. Augusto Gomes, Ministro dos Transportes e Comunicações, que passa assumir as funções do Ministro da Juventude, Cultura e Desportos, pasta que era uma Secretaria de Estado e ocupada então por Florentino Fernando Dias, que passou assumir o pelouro da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, uma pasta criada na nova Orgânica do Governo.

O até aqui Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Cirilo Mamasaliu Djaló passou a assumir o Ministério da Administração Pública Trabalho, Emprego e Segurança Social substituindo do cargo Tomane Baldé, que passa para o Alto Comissariado de Luta Contra COVID-19.

Abas Djaló é o novo Ministro da Educação Nacional, tendo o actual Reitor da Universidade Pública “Amílcar Cabral”, Timóteo Saba M’bunde assumido a pasta do Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, um novo pelouro criado na actual Organização do Executivo.

Aristides Ocante, conselheiro do Presidente da República, vai desempenhar as funções do Ministro dos Transportes e Comunicações, cargo que era ocupado por Augusto Gomes.

O Ministério da Justiça e Direitos Humanos foi atribuído a Teresa Alexandrina da Silva. Cornélia Lopes Man, Secretária de Estado da Gestão Hospitalar e Alfredo Malu, Secretário de Estado da Ordem Pública, foram exonerados, e não foram nomeados novos membros para os seus respectivos cargos. Quem teve a mesma sorte foi Garcia Bedeta, cujo pelouro – Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica – foi extinto da nova orgânica governamental.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…