Guiné-Bissau: Simbólica remodelação governamental de Sissoco

RGB, Palácio Governo

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, procedeu a uma nova remodelação governamental, sob a proposta do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, de acordo com o decreto presidencial tornado público esta quarta-feira 26 de Janeiro.

Três Ministros e três Secretários de Estado foram exonerados e nomeados seis Ministros e um Secretário de Estado. Augusto Gomes, Ministro dos Transportes e Comunicações, que passa assumir as funções do Ministro da Juventude, Cultura e Desportos, pasta que era uma Secretaria de Estado e ocupada então por Florentino Fernando Dias, que passou assumir o pelouro da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, uma pasta criada na nova Orgânica do Governo.

O até aqui Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Cirilo Mamasaliu Djaló passou a assumir o Ministério da Administração Pública Trabalho, Emprego e Segurança Social substituindo do cargo Tomane Baldé, que passa para o Alto Comissariado de Luta Contra COVID-19.

Abas Djaló é o novo Ministro da Educação Nacional, tendo o actual Reitor da Universidade Pública “Amílcar Cabral”, Timóteo Saba M’bunde assumido a pasta do Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, um novo pelouro criado na actual Organização do Executivo.

Aristides Ocante, conselheiro do Presidente da República, vai desempenhar as funções do Ministro dos Transportes e Comunicações, cargo que era ocupado por Augusto Gomes.

O Ministério da Justiça e Direitos Humanos foi atribuído a Teresa Alexandrina da Silva. Cornélia Lopes Man, Secretária de Estado da Gestão Hospitalar e Alfredo Malu, Secretário de Estado da Ordem Pública, foram exonerados, e não foram nomeados novos membros para os seus respectivos cargos. Quem teve a mesma sorte foi Garcia Bedeta, cujo pelouro – Secretaria de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica – foi extinto da nova orgânica governamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de abril de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de abril de 2025

“Guiné Equatorial participa da Exposição Internacional de Agricultura em Marrocos” e “Análise dos relatórios das Missões Estrangeiras no Senado” são…
Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

“O amor nem sempre é suficiente para manter duas pessoas juntas. Às vezes, as circunstâncias decidem por nós.” É com…
Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola concluiu hoje, 30 de abril, a sua participação na reunião do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da Comunidade de…
Moçambique regista aumento de 12% nos homicídios voluntários

Moçambique regista aumento de 12% nos homicídios voluntários

O crime continua a ser uma das grandes preocupações do setor da Justiça moçambicano, uma vez que, a cada ano,…