Guiné-Bissau: Sindicatos da Educação  e Saúde assinam acordo intersindical

marcha Guine Bissau

Os Sindicatos do sector da Educação e da Saúde  assinaram  esta segunda-feira 12 de Setembro o Acordo Intersindical, uma semana após a suspensão pelo Governo guineense de mais de mil técnicos de Saúde Novos Ingressos.  

O acordo tem como objectivo “criar sinergias na luta pelos Direitos laborais e dignificação de servidores públicos, em particular professores  e técnicos de Saúde.

A 5 de Setembro, o Governo guineense emitira  um despacho em que ordenou a suspensão de entradas de novos funcionários públicos em obediência  ao acordo  firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para a redução do défice do saldo primário nas finanças públicas.

“Continuar o controlo das despesas com impacto na massa salarial, nomeadamente, suspensão de novas admissões, contratações, reclamações, equiparações, promoções, movimentações de pessoal diplomático, mudanças de categoria e toda a cabimentação de verbas”, lê-se no despacho do Primeiro-ministro.

Como consequência, no sector da Saúde mais de mil técnicos Novos Ingressos foram suspensos dos serviços, através do despacho Ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba,  o qual deu sem efeito os recrutamentos efectuados em 2021. “Doravante, a admissão dos médicos e paramédicos no sistema da Saúde será feita em função das vagas e mediante um concurso público “, sublinhou o Ministro da Saúde guineense no seu despacho.

Na semana passada, os Sindicatos do sector da Educação e o de Saúde desafiaram o Executivo guineense “a suspender os subsídios milionários aos responsáveis de órgãos da soberania”, ao invés de os mandar para casa.

Mamandin Indjai

(imagem arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

Cabo Verde: Programa de Incentivos para Estufas Agrícolas custa mais de 185 mil contos

O Governo cabo-verdiano decidiu aprovar o Programa de Incentivos para o Cultivo Protegido – Estufas Agrícolas. Trata-se de uma iniciativa que…
Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Moçambique: Cerca de 700 moçambicanos deportados por três países vizinhos

Dados do Serviço Nacional de Migração (SENAMI) de Moçambique indicam que quase 700 moçambicanos foram deportados por três países vizinhos…
Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) já elaborou o seu relatório anual, que foi divulgado esta semana.  De acordo com…
Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…