Guiné-Bissau: Sissoco e Buhari reforçam cooperação intergovernamental em Bissau

O Presidente da Nigéria, Muhammad Buhari, visitou a Guiné-Bissau esta terça-feira, 7 de Novembro.

De acordo com a presidência guineense “os Chefes de Estado passaram em revista o estado das relações bilaterais entre a Guiné-Bissau e a Nigéria”.

“Da sua troca de pontos de vista, reconheceram os progressos notáveis que nos vários domínios da cooperação intergovernamental, foram alcançados, e encorajaram os Governos da Guiné-Bissau e da Nigéria a prosseguir nesta via, concretizando, cada vez mais, as expectativas legítimas de amizade entre os povos guineense e nigeriano”, anotou a presidência guineense.

A presidência da República da Guiné-Bissau anunciou ainda que “os Chefes de Estado da Guiné-Bissau e da Nigéria registaram os progressos políticos alcançados, em geral, na consolidação da ordem constitucional e democrática nos países da CEDEAO.

Os dois Presidentes apreciaram igualmente “os termos do Protocolo Adicional sobre a Democracia e Boa Governação e das pertinentes decisões tomadas pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, o processo de transição política em curso no Mali, na Guiné Conacri e no Burkina Faso, com vista à restauração da ordem constitucional nesses países”.

“Os Chefes de Estado expressaram também a sua profunda preocupação face aos focos activos de violência que agravaram as condições de segurança nalguns países da nossa sub-região, com maior intensidade na região do Sahel”, frisou a presidência guineense.

A visita do Presidente da República Federativa da Nigéria ficou marcada com a inauguração de uma avenida com o seu nome na capital guineense.

A Nigéria é um dos países que participa com efectivos e material na missão de estabilização da Paz da CEDEAO na Guiné-Bissau.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…
Angola: PR aprova dívida adicional até entrada em vigor do OGE 2023

Angola: PR aprova dívida adicional até entrada em vigor do OGE 2023

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, aprovou uma dívida adicional de 2,6 biliões de kwanzas (4,8 mil milhões…