Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Sissoco Embalo mantém Biaguê Nan Tan como CEMGFA

Biaguê Na N’tan CEMGFA
Biaguê Na N’tan

Sissoco Embalo mantém Biaguê Nan Tan como Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA). Através de um Decreto Presidencial, tornado público esta quinta-feira, 13 de Agosto, o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, justificou a decisão alegando que “o actual Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas é um dos responsáveis institucionais pela estabilização das forças armadas“.

Sissoco Embalo adianta que Nan N’tan assumiu uma liderança que permitiu o “distanciamento dos militares às querelas políticas, não permitindo a sua instrumentalização, e que sempre norteou a sua actuação, com base no espírito pelos princípios da subordinação das forças armadas ao poder político e às autoridades democráticas”.

Biaguê Na N’tan foi nomeado, pela primeira vez, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, em Setembro de 2014, pelo antigo Presidente da República, José Mário Vaz.

A decisão de Umaro Sissoco Embaló aconteceu no meio de vários rumores que davam conta do regresso de António Indjai à chefia do Estado Maior General das Forças Armadas, considerado como o arquitecto operacional da assunção do poder do actual Presidente da República.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo