Guiné-Bissau: Sissoco Embaló quer contribuir na resolução da crise no Mali

Durante a visita à Guiné-Bissau do presidente da República Democrática do Congo (RDC) e da União Africana, Félix Tshisekedi, o presidente guineense Umaro Sissoco Embaló reafirmou a sua determinação em contribuir na resolução da crise no Mali.

Félix Tshisekedi aproveitou para abordar com Sissoco Embaló a espinhosa relação que o presidente guineense mantém com o seu homólogo da Guiné Conacri, Alpha Condé. Tshisekedi minimizou as tensões entre os dois chefes de Estado e reconheceu que “desconhecia” existirem tensões entre os dois países. Uma situação também minimizada pelo presidente guineense na mesma ocasião.

No domingo 18 de Julho, Umaro Sissoco Embaló condecorou Félix Tshisekedi com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta distinção da Guiné-Bissau. Nos encontros entre as duas delegações, o presidente congolês manifestou o interesse de a RDC abrir uma embaixada em Bissau, confirmou Umaro Sissoco Embaló que adiantou que chegará brevemente à Guiné-Bissau uma equipa técnica congolesa para trabalhar com as autoridades guineenses a criação de uma comissão mista para aprofundar as relações bilaterais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Líder do MDM desmente tensão com José Domingos

Moçambique: Líder do MDM desmente tensão com José Domingos

O presidente do MDM, Lutero Simango, desmentiu publicamente as desavenças com o secretário-geral do partido, José Domingos. Segundo o dirigente, não existe um ambiente turvo entre…
Angola: JES defende diálogo com Costa Júnior

Angola: JES defende diálogo com Costa Júnior

O ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos defende um diálogo com o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior. O antigo governante…
Timor-Leste: MTC vai rever lei de importação de veículos

Timor-Leste: MTC vai rever lei de importação de veículos

O ministro dos Transportes e Comunicações (MTC), José Agustinho da Silva, concordou com o pedido feito pela Autoridade Aduaneira sobre rever a…
Afeganistão: Talibãs garantem educação e emprego para as mulheres

Afeganistão: Talibãs garantem educação e emprego para as mulheres

O governo talibã no Afeganistão quer dar às mulheres o acesso à educação e emprego e conseguir “a misericórdia e compaixão” internacional para…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin