O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, garantiu que o antigo Chefe de Estado-maior General da Forças Armadas, António Indjai, não vai ser extraditado para qualquer país.
“Nós não ratificamos o tratado de Roma, tal como os Estados Unidos de América não são signatários. Se os Estados Unidos não extraditam os seus cidadãos, a Guiné-Bissau também não o faz”, disse o Chefe de Estado guineense, que deslocou-se esta segunda-feira 23 de Agosto oo Brasil em visita oficial de uma semana.
“A Guiné-Bissau é um Estado como os Estados Unidos da América. Eles deviam contactar-nos” , disse Umaro Sissoco Embaló que afirmou que já deixou orientações ao Ministério dos Negócios Estrangeiros “para pedir explicações aos Estados Unidos sobre este caso”, e acrescentou que os EUA poderão aceitar que António Indjai seja julgado na Guiné-Bissau..
O Presidente guineense vincou que o antigo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas pode circular livremente na Guiné-Bissau e a recompensa avançada pelo Departamento de Estado Norte americano só é válida no território americano, e sublinhou que os Estados Unidos não devem pôr a prémio Indjai, porque “não é um terrorista”.
“Nenhum cidadão guineense vai ser tirado do país para ser julgado no estrangeiro. Se alguém errar, que nos notifiquem e nós o julgamos aqui”, insistiu Sissoco Embaló.
O Chefe de Estado guineense salientou que “o que aconteceu ao Bubu [José Américo Bubu Na Tchutu] a culpa é dele e eu não respondo por isso”.
“Quanto ao António Indjai, ele pode circular onde quiser e acredito que a teimosia não vai trazer alguém para vir ‘raptá-lo’ na Guiné-Bissau. Isso não vamos admitir, porque não vamos admitir terrorismo de Estado”, concluiu o Chefe de Estado guineense.
UP TO $5 MIL for info leading to the arrest/conviction of ANTONIO INDJAI charged w/narcoterrorism, drug trafficking, conspiracy to provide material support to a foreign terrorist org. & conspiracy to acquire & transfer anti-aircraft missiles. @StateDepthttps://t.co/yaafkDfKgc pic.twitter.com/FBcQG0fDhu
— DEA HQ (@DEAHQ) August 19, 2021