O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, aconselhou os guineenses a não votarem num partido com o qual, ele, o Chefe de Estado, não pode coabitar. “Há pessoas com as quais não posso coabitar e o povo sabe quem são. Não posso coabitar com elas e, pela estabilidade do próprio povo, o povo deve sancionar estas pessoas nas urnas”, disse.
“Quando alguém disse que não reconhece um Presidente da República como pode trabalhar com este mesmo Presidente da República?”, disse Umaro Sissoco Embaló, levantando o véu sobre figuras com quem não quer partilhar a governação.
Umaro Sissoco Embaló disse ainda que “há alguns partidos que não podem dizer a este povo o que fizeram, porque nunca fizeram nada”, e acrescentou “quando perdem eleições recusam resultados, tanto presidenciais, quanto legislativas. Quando estão na oposição financiam golpes [de Estado]”, vincou o Presidente guineense.
Sissoco Embaló fez estas declarações esta quarta-feira, 17, durante o encontro com os régulos no Palácio da República.
A Guiné-Bissau está na primeira semana da campanha eleitoral, com vista às eleições legislativas marcadas para 4 de Junho, em que concorrem 20 partidos políticos e duas coligações eleitorais.