Reuniu esta terça-feira 28 de janeiro o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), chefiado pela Ministra da Saúde Pública, para coordenar as acções do Governo e dos parceiros relativamente à prevenção e resposta à ameaça da epidemia Coronavírus.
Como medida preventiva foi montado um posto de controlo sanitário no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. Para além colaboração da Organização Mundial de Saúde, (OMS), estavam presentes na reunião a Organização Internacional para as Migrações (OIM), UNICEF, Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a ONG NADEL.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades garante através da Secretaria de Estado das Comunidades, seguir a situação e prepara medidas de apoio para os estudantes guineenses caso for necessário.
Quatro estudantes guineenses estão em Wuhan
O Ministério de Negócios Estrangeiros e das Comunidades garante que está em contacto permanente com a missão diplomática da Guiné-Bissau na China, devido ao surto de Coronavírus que afecta particularmente a cidade Wuhan.
“Em Wuhan, encontram-se a estudar apenas 7 guineenses, entre os quais 3 já se tinham deslocado de férias para outras cidades, Pequim, Tianjin e Talian. Neste momento em Wuhan, restam quatro estudantes que segundo as informações recebidas até ontem [terça-feira], estão bem e sob fortes medidas de prevenção nas suas universidades”, lê-se na informação divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades da Guiné-Bissau.
O Ministério informa ainda que em outras cidades também afectadas pelo Coronavírus, estão também estudantes guineenses mas, não foi detectado qualquer caso de contaminação. Salientou, porém que os estudantes da Guiné-Bissau estão nas suas universidades, seguindo as instruções de precaução e recomendações emitidas pelas autoridades chinesas.
Laurena Carvalho Hamelberg