Guiné-Bissau toma medidas preventivas contra ameaça da epidemia Coronavírus

Reuniu esta terça-feira 28 de janeiro o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), chefiado pela Ministra da Saúde Pública, para coordenar as acções do Governo e dos parceiros relativamente à prevenção e resposta à ameaça da epidemia Coronavírus.

Como medida preventiva foi montado um posto de controlo sanitário no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. Para além colaboração da Organização Mundial de Saúde, (OMS), estavam presentes na reunião a Organização Internacional para as Migrações (OIM), UNICEF, Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a ONG NADEL.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades garante através da Secretaria de Estado das Comunidades, seguir a situação e prepara medidas de apoio para os estudantes guineenses caso for necessário.

Quatro estudantes guineenses estão em Wuhan

O Ministério de Negócios Estrangeiros e das Comunidades garante que está em contacto permanente com a missão diplomática da Guiné-Bissau na China, devido ao surto de Coronavírus que afecta particularmente a cidade Wuhan.

“Em Wuhan, encontram-se a estudar apenas 7 guineenses, entre os quais 3 já se tinham deslocado de férias para outras cidades, Pequim, Tianjin e Talian. Neste momento em Wuhan, restam quatro estudantes que segundo as informações recebidas até ontem [terça-feira], estão bem e sob fortes medidas de prevenção nas suas universidades”, lê-se na informação divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades da Guiné-Bissau.

O Ministério informa ainda que em outras cidades também afectadas pelo Coronavírus, estão também estudantes guineenses mas, não foi detectado qualquer caso de contaminação. Salientou, porém que os estudantes da Guiné-Bissau estão nas suas universidades, seguindo as instruções de precaução e recomendações emitidas pelas autoridades chinesas.

Laurena Carvalho Hamelberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin