Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló nega ter sido alvo de tentativa de assassinato em Paris

Um pequeno artigo no influente semanário francês “Le Canard Enchaîné” fez referência na edição de quarta-feira 3 de junho a um incidente que envolveu agentes do Serviço de Proteção de chefes de Estado e governo estrangeiros de visita em França (SDLP, sigla francesa), e dois agentes do serviço de informações exteriores francês (DGSE), que supostamente seguiam discretamente os passos do Presidente Umaro Sissoco Embaló na capital francesa.

Este artigo foi retomado por outros órgãos de comunicação social que acrescentaram à informação que o “Presidente Embalo Sissoco escapou a um assassinato em Paris, a 29 de maio”.

Contactado pela e-Global, o Presidente Umaro Sissoco desmentiu categoricamente a informação. “Não fui alvo de qualquer tido de tentativa de assassinato em Paris”, garantiu o Presidente guineense.

O chefe de Estado guineense deslocou-se a Paris no quadro de uma visita privada, tendo a sua estadia decorrido sem qualquer incidente, confirmaram fontes próximas do presidente. Na terça-feira 2 de junho o Presidente Sissoco Embaló regressou a Bissau.

2 Comments

  1. Joãozinho Correia

    Se for verdade ou não ele é que pode confirmar. Mas nem sempre o alvo de atentado é a visado. De modo que pode não saber que estava a ser seguido.
    Como não chegou de consumar, mesmo que fosse verdade, podemos dizer Deus obrigado, porque a vida que alguém não concebe não deve ser tirada a revelia do seu dador.

    De outro lado, deve ser difícil de acreditar, pois ele aqui na Guiné Bissau e ter inimigos em França.

    Mas não deixa também de ser uma lição para governantes africanos, que não criam condições hospitalares nos seus países viajam com frequência para Europa para efeitos de consultas médicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin